XIX Encontro de Economia Baiana aborda estratégias de crescimento econômico com redução das desigualdades

Pesquisadores, estudantes e gestores das iniciativas pública e privada estão convidados a debater o tema Estratégias de crescimento econômico com redução das desigualdades, no XIX Encontro de Economia Baiana (EEB). O evento será realizado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE) da Faculdade de Economia da Universidade Federal da Bahia (FE/UFBA), nos dias 24 e 25 de abril, no auditório da FE/UFBA (Praça da Piedade, n. 6, Salvador). As inscrições são gratuitas e estão abertas no site eeb.sei.ba.gov.br

O encontro vai abordar os desafios e possibilidades para o alcance do crescimento econômico com redução da pobreza e das desigualdades na Bahia e Brasil e vai reunir economistas especializados nas áreas tributária, fiscal, indústria, investimentos públicos e políticas sociais, entre outras.

Entre os conteúdos, será abordada a reforma tributária recente e suas repercussões no desenvolvimento de longo prazo no Brasil e nos estados. Os debatedores serão Marcelo Lettiere, auditor fiscal da Receita Federal, doutor em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e professor colaborador da Universidade Federal do Ceará, com experiência na área da Economia do Setor Público, entre outras; e Reinaldo Sampaio, economista com especialização em Economia Mineral, membro do Conselho Regional de Economia da Bahia (Corecon-BA).

A retomada das políticas sociais, principalmente o bolsa família, como forma de minimizar a pobreza e as desigualdades será outra vertente. O assunto será tratado pelos professores da Faculdade de Economia da UFBA Stélio Lombardi Filho, doutor em Economia pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional  (Cedeplar/UFMG), e Julyan Gleyvison Lins, doutor em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco.

Além disso, o evento vai tratar do dilema do déficit fiscal zero, autonomia do Banco Central e a estratégia de investimentos públicos, com os professores da UFBA Fabrício Pitombo Leite, doutor pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e Nuno Jorge Sampaio, graduado pelo Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa, mestre em Economie Internationale et Regulation pela Université Paris 13 (Paris-Nord) e doutor em Economia pela University of London.

Por fim, haverá o debate sobre os vetores de desenvolvimento da economia baiana, principalmente no que concerne à indústria, com a participação do professor da UFBA Leonardo Bispo, doutor pela Unicamp, e Carlos Danilo Almeida, economista da  Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB).

Data: 02/04/2024

Fonte: Ascom/SEI