SEI publica nova edição da revista Conjuntura & Planejamento

A Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) lança a mais nova edição da revista Conjuntura & Planejamento (C&P). A edição 205 é marcada por questões da atualidade, como a Indústria 4.0 e a nova realidade da descarbonização e da economia verde, além de discutir aspectos tradicionais da teoria econômica. A revista é aberta pelo artigo Contexto, desafios e perspectivas da economia baiana em 2023, uma análise da equipe de análise conjuntural da SEI que aponta o ambiente de alta pressão inflacionária e os desafios vividos pelas principais economias mundiais no ano passado.

A seção Ponto de Vista apresenta a reflexão do secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado da Bahia, Ângelo Almeida, sobre as expectativas para a economia da Bahia em 2024. O secretário destaca o enfoque na neoindustrialização incentivada pelo governo federal, a sinergia entre os governos federal e estadual, que beneficia projetos estruturantes para a Bahia, e a dinâmica no interior do estado, impulsionada pelo agronegócio, desenvolvimento tecnológico, agricultura familiar, obras de infraestrutura e implantação de parques eólicos e solares.

Na seção Entrevista, Carlos Henrique Passos, presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), analisa o processo de desindustrialização vivenciado pelas indústrias brasileira e baiana, destaca o Custo Brasil e os desafios enfrentados pela Indústria 4.0, além de discorrer sobre a quarta revolução tecnológica, as mudanças climáticas e a concorrência internacional.

Entre os artigos que integram a C&P 205 está o de Luiza Mascarenhas Soares, intitulado A reprimarização da economia brasileira à luz do debate liberal da economia política clássica; Governança em parcerias público-privadas: limites e desafios da gestão de riscos da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, de Renata Melo Pamphilo e Doraliza Auxiliadora Abranches Monteiro; e Trabalho e renda em comunidades quilombolas na Bahia: as iniquidades permanecem?, de Carlos Marlon Lopes Costa, Leonardo Moura Lima Calmon de Siqueira e Laumar Neves de Souza.

A edição está disponível para download gratuito. Clique aqui e acesse.

Ilustração da capa: Vinícius Luz

Fonte: Ascom/SEI