Volume de serviços caiu 0,4% no mês de setembro na Bahia

Em setembro, o volume de serviços na Bahia, na comparação com agosto, retraiu 0,4%, segundo dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgada com análise da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI).

Essa é a quarta retração registrada para esse tipo de comparação no ano de 2023 no estado. A Bahia acompanhou a tendência nacional, já que a média para o conjunto dos estados foi de -0,3%. Cabe salientar que o mês de setembro foi marcado pelo baixo dinamismo no consumo dos serviços ofertados pelas empresas do setor, motivado pela inflação ainda elevada e pela queda da confiança empresarial no estado.

Na comparação com setembro de 2022, o setor cresceu 2,5%. Três das cinco atividades puxaram o volume de serviços para cima, com destaque para as atividades de Serviços de informação e comunicação (11,6%), que contabilizou a variação mais expressiva, seguida pela atividade de Serviços prestados às famílias (7,8%), depois Serviços profissionais, administrativos e complementares (6,0%). Por outro lado, as atividades de Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (-3,5%) e Outros serviços (-3,0%) recuaram. Nessa análise cabe destacar que o resultado da Bahia é superior à média nacional (-1,2%).

Na comparação com o acumulado dos nove primeiros meses do ano de 2022, o setor expandiu 7,0%. Todas as cinco atividades puxaram o volume de serviços para cima, com destaque para as atividades de Serviços de informação e comunicação (13,5%), que contabilizou a variação mais expressiva, seguida por Serviços prestados às famílias (8,4%), depois Serviços profissionais, administrativos e complementares (7,5%), Outros serviços (4,9%) e Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (4,5%). Nessa análise cabe também destacar, que o resultado da Bahia é superior à média nacional (3,4%).

Já no acumulado dos últimos doze meses, em relação ao mesmo período do ano anterior, o setor se ampliou 6,3%. Todas as cinco atividades puxaram o volume de serviços para cima, com destaque para a atividade de Serviços de informação e comunicação (9,1%), que apontou a mais expressiva variação positiva, seguida por Outros serviços (8,5%), depois Serviços prestados às famílias (6,9%), Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (5,7%) e Serviços profissionais, administrativos e complementares (5,7%). Nessa análise cabe também destacar, que o resultado da Bahia é superior à média nacional (4,4%).

Volume das atividades turísticas na Bahia cresceu 1,6%

Em setembro de 2023, o índice de atividades turísticas no Brasil expandiu 1,5% ante o mês imediatamente anterior, após ter mostrado queda de 1,4% em agosto. Em termos regionais, cinco dos 12 locais pesquisados acompanharam esse movimento de aceleração verificado na atividade turística nacional. Nessa comparação, a Bahia (1,6%) apontou a quarta variação positiva mais expressiva entre os locais e superior à média nacional.

No volume das atividades turísticas, quando comparado com o mês de setembro do ano anterior, o Brasil apresentou expansão de 6,4%. Em termos regionais, nove dos 12 locais pesquisados mostraram avanço nos serviços voltados ao turismo. Nessa comparação, a Bahia (17,1%) apontou a segunda variação positiva mais expressiva entre os locais e superior à média nacional.

O agregado especial de atividades turísticas no Brasil cresceu 7,9%, nos nove primeiros meses do ano de 2023, frente a igual período de 2022. Em termos regionais, todos os doze locais investigados também registraram taxas positivas. Nessa análise cabe destacar, que a Bahia (13,9%) apontou a segunda variação positiva mais expressiva e superior à média nacional.

O agregado especial de atividades turísticas no Brasil cresceu 9,2%, nos últimos doze meses, frente a igual período do ano anterior. Em termos regionais, todos os doze locais investigados também registraram taxas positivas. Nessa análise cabe destacar, que a Bahia (12,0%) apontou a terceira variação positiva mais expressiva entre os locais e superior à média nacional.

Acesse o boletim completo.

Fonte: Ascom/SEI
Data: 14/11/23