O volume de serviços na Bahia caiu 2,8% em agosto de 2023

Em agosto, o volume de serviços na Bahia, na comparação com julho, retraiu 2,8%, segundo dados da Pesquisa Mensal de Serviços, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgada com análise da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI).

Nessa comparação, a Bahia acompanhou o mesmo comportamento de desaceleração apresentado pela média nacional (-0,9%). Com esse resultado, a Bahia perde totalmente o ganho de 2,5% contabilizada no mês de julho. Entre os oitos resultados apresentados no ano de 2023, essa é a terceira retração registrada para esse tipo de comparação. Cabe salientar que o mês de agosto foi marcado pelo baixo dinamismo no consumo dos serviços ofertados pelas empresas do setor, motivado pelo aumento da inflação no mês.

Na comparação com agosto de 2022 o setor cresceu 3,8%. Quatro das cinco atividades puxaram o volume de serviços para cima, com destaque para as atividades de Serviços de informação e comunicação (9,6%), que contabilizou a variação mais expressiva, seguida pela atividade de Serviços profissionais, administrativos e complementares (8,3%), depois Serviços prestados às famílias (2,1%), e Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (0,4%). Por outro lado, apenas as atividades de Outros serviços (-2,1%) marcou queda. Nessa análise cabe destacar, que o resultado da Bahia é superior à média nacional (0,9%).

Na comparação com o acumulado dos oito primeiros meses do ano de 2022, o setor expandiu 7,5%. Todas as cinco atividades puxaram o volume de serviços para cima, com destaque para as atividades de Serviços de informação e comunicação (13,7%), que contabilizou a variação mais expressiva, seguida por Serviços prestados às famílias (8,3%), depois Serviços profissionais, administrativos e complementares (7,7%), Outros serviços (5,9%), e Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (5,5%). Nessa análise cabe também destacar, que o resultado da Bahia é superior à média nacional (4,1%).

Já no acumulado dos últimos doze meses, em relação ao mesmo período do ano anterior, o setor ampliou 6,5%. Todas as cinco atividades puxaram o volume de serviços para cima, com destaque para a atividade de Serviços de informação e comunicação (7,7%), que apontou a mais expressiva variação positiva, seguida por Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (6,9%), depois Serviços prestados às famílias (6,8%), Outros serviços (6,6%), Serviços profissionais, administrativos e complementares (5,8%). Nessa análise cabe também destacar, que o resultado da Bahia é superior à média nacional (5,3%).

O volume das atividades turísticas na Bahia caiu 6,1% em agosto de 2023

Em agosto de 2023, o índice de atividades turísticas no Brasil retraiu 1,5% ante o mês imediatamente anterior, após alta de 0,9% em julho. Em termos regionais, sete dos 12 locais pesquisados acompanharam esse movimento de desaceleração verificado na atividade turística nacional. Nessa comparação, a Bahia (-6,1%) apontou a segunda variação negativa mais expressiva entre os locais.

No volume das atividades turísticas, quando comparado com o mês de agosto do ano anterior, o Brasil apresentou expansão de 4,9%. Em termos regionais, oito dos 12 locais pesquisados mostraram avanço nos serviços voltados ao turismo. Nessa comparação, a Bahia (13,0%) apontou a primeira variação positiva mais expressiva entre os locais e superior à média nacional.

O agregado especial de atividades turísticas no Brasil cresceu 8,0%, nos oito primeiros meses do ano de 2023, frente a igual período de 2022. Em termos regionais, todos os doze locais investigados também registraram taxas positivas. Nessa análise cabe destacar, que a Bahia (13,6%) apontou a segunda variação positiva mais expressiva e superior à média nacional.

O agregado especial de atividades turísticas no Brasil cresceu 10,4%, nos últimos doze meses, frente a igual período do ano anterior. Em termos regionais, todos os doze locais investigados também registraram taxas positivas. Nessa análise cabe destacar, que a Bahia (11,4%) apontou a terceira variação positiva mais expressiva entre os locais.

Acesse o boletim completo.

Fonte: Ascom/SEI

Data: 18/10/2023