• SEIColab
  • SEIGEO
  • Infovis

V Fórum de Estatística e Ciência de Dados do Nordeste aborda inteligência artificial

O V Fórum de Estatística e Ciência de Dados do Nordeste apresenta o tema A importância da estatística e da ciência de dados na era da inteligência artificial. O evento ocorrerá nos dias 19 de outubro, no canal YouTube/SEIBAHIA (com transmissão também via Zoom), e 20 de outubro, no auditório da Secretaria de Educação do Estado da Bahia, com transmissão on-line no mesmo canal. O evento é gratuito e as inscrições estão abertas no site fec.sei.ba.gov.br

O fórum é realizado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), o Conselho Regional de Estatística da 5ª Região (Conre-5) e o Departamento de Estatística da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Nesta edição, conta com o apoio da empresa FLAI - Inteligência Artificial e do Laboratório de Inferência Causal do Instituto de Matemática e Estatística da UFBA - Linca. O objetivo é criar, através de minicurso, palestras e mesa redonda, um ambiente de aprendizado, atualizações e troca de experiências na área de Estatística e Ciência de Dados. 

Este ano, o tema da Inteligência Artificial (IA) será o foco das discussões. A programação apresenta, dia 19, a partir das 18h30, o minicurso on-line Do dado ao diálogo: um hands-on com LangChain e ChatGPT, com a estatística Pétala Tuy, mestra em ciência da computação e doutoranda na área de visão computacional da UFBA, que atua desenvolvendo projetos de Visão Computacional, NLP, Generative AI e Cloud Computing. 

Dia 20, das 13h30 às 17h, no auditório da SEC (5ª Avenida, nº 550, Centro Administrativo da Bahia - CAB) e com transmissão ao vivo (YouTube/SEIBAHIA), as palestras e mesa redonda também discutem a IA em suas as aplicações e perspectivas, desafios e oportunidades. Participam nomes como Ricardo Rocha, doutor e especialista em Data Science e Inteligência Artificial, professor da UFBA e fundador da FLAI - Inteligência Artificial; Júnia Ortiz, especialista em Ciência de Dados e Big Data e doutora em Comunicação pela UFBA; Leandro Andrade, professor e pesquisador de Tecnologia da Informação da Escola de Administração da UFBA; e Raydonal Ospina, professor doutor do Departamento de Estatística da UFBA; entre outros palestrantes. 

O fórum é um evento bianual que abrange todos os estados nordestinos – cobertos pelo Conselho Regional de Estatística da 5ª Região (Conre-5). Profissionais, pesquisadores e estudantes das áreas de estatística e ciência de dados de todo o país são bem vindos para participar e contribuir com o intercâmbio de conhecimentos. 

 

Fonte: Ascom/SEI

Data: 09/10/23

Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia
Av. Luiz Viana Filho, 4ª Av., nº 435, 2ª andar, CAB, Salvador, Bahia
CEP 41.745-002
Telefone: (71) 3115-4733

Localização

OGE - Ouvidoria Geral do Estado
3ª Avenida, nº 390, Plataforma IV, 2º andar, Sala 208, CAB, Salvador, Bahia
CEP 41.745-005
Telefone: (71) 3115-6454
Horário de funcionamento: 8h às 18h

Localização

Exerça sua cidadania. Fale com a Ouvidoria.

Free Joomla! templates by Engine Templates