• SEIColab
  • SEIGEO
  • Infovis

Confira os destaques dos impactos da Covid-19 na Conjuntura Econômica da Bahia

O Conselho de Administração da Petrobras anunciou que aprovou o início da fase de negociação com o fundo soberano de Abu Dhabi, dos Emirados Árabes, para a compra da Refinaria Landulpho Alves (Rlam), em Mataripe. O valor da venda estimado pela empresa é de US$ 2,5 bilhões. Além da refinaria, serão vendidos quatro terminais portuários no estado: Candeias, Itabuna, Jequié e Madre de Deus. A Petrobras vai vender também 669 km de dutos que integram a rede da refinaria, incluindo oleodutos ligando a Rlam ao Terminal Madre de Deus e oleodutos longos ligando a Rlam aos Terminais de Jequié e Itabuna e também o oleoduto ligando a Rlam ao Complexo Petroquímico de Camaçari.As informações foram analisadas pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento.

A Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) com base nos dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) divulgados para o mês de junho de 2020, analisou o desempenho do emprego formal no estado, ainda em um contexto sanitário mundial atípico, da pandemia da Covid-19. De acordo com as informações do Novo Caged, a Bahia fechou 2.533 postos de trabalho com carteira assinada em junho de 2020. O resultado decorre da diferença entre 29.566 admissões e 32.099 desligamentos. 

O resultado é melhor do que o registrado no mês anterior, quando 17.033 postos celetistas foram fechados. Predominam saldos negativos na série histórica do mês de junho (2010-2020). Em junho de 2020, o estado ocupou a oitava posição em relação à geração de posições celetistas dentre os estados nordestinos e a 22ª dentre os estados brasileiros. A análise dos números do Caged reflete uma melhora em relação ao mês anterior, no estado, na região e no país. 

Durante o primeiro semestre, a Bahia fechou 60.391 postos de trabalho. Os setores mais afetados nos primeiros seis meses de 2020 foram os de serviços, com 26.231 postos de trabalho a menos e o de comércio, que perdeu 19.292 vagas. O único segmento que teve resultado positivo foi o de agropecuária, com saldo de 1.765 novas vagas. 

O Estaleiro Enseada, localizado em Maragojipe, começou dia 31 de julho a primeira operação de exportação de minério de ferro do terminal da empresa. O navio Star Athena atracou no terminal do estaleiro para o primeiro embarque de minério de ferro da empresa Brazil Iron, que produz no município de Piatã. Com essa etapa, o Estaleiro Enseada, inicia a operação do terminal especializado em exportação de minério e dá partida as operações logísticas da empresa, que se constituirão em uma das principais linhas da sua retomada econômica: a construção de navios que já tem projetos contratados e a área industrial. A operação logística prevê também a exportação do minério de ferro da Bamin, empresa com a qual o Estaleiro já está negociando contrato para tornar-se opção como terminal exportador.

A retomada das operações do Estaleiro teve o apoio do governo do Estado. Segundo o Secretário de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, o governo fez gestões no sentido de retomar os investimentos em uma região que estava economicamente prejudicada após o encerramento das atividades do estaleiro que chegou a ter mais de 7 mil pessoas empregadas e gerou uma série de atividades na região.

Os detalhamentos dos setores, destacando alguns fatores que podem afetar as atividades de cada um, podem ser acessados no boletim completo no site da SEI clicando aqui!

 

Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia
Av. Luiz Viana Filho, 4ª Av., nº 435, 2ª andar, CAB, Salvador, Bahia
CEP 41.745-002
Telefone: (71) 3115-4733
Assessoria de Comunicação: 71 3115-4748 / 99708-0782

Localização

OGE - Ouvidoria Geral do Estado
3ª Avenida, nº 390, Plataforma IV, 2º andar, Sala 208, CAB, Salvador, Bahia
CEP 41.745-005
Telefone: (71) 3115-6454
Horário de funcionamento: 8h às 18h

Localização

Exerça sua cidadania. Fale com a Ouvidoria.

Free Joomla! templates by Engine Templates