SEI realiza pesquisa dos usuários do Passe Livre em parceria com a SJDHDS

A Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) e a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), por meio da sua Superintendência dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Sudef) iniciaram em fevereiro deste ano uma pesquisa para identificar os usuários do Passe Livre Intermunicipal do estado, em cumprimento à Lei nº 12.575/2012, que assegura às pessoas com deficiência, comprovadamente carentes, a gratuidade no sistema de transporte coletivo intermunicipal, nos modais rodoviário, ferroviário, aquaviário e metroviário do estado da Bahia. A pesquisa foi dividida em quatro partes. As três primeiras etapas, foram realizadas por usuários com deficiência física, visual, e intelectual, através de entrevistas telefônicas. A fase final da pesquisa, que abrange usuários com deficiência auditiva, foi testada nesta segunda-feira (2), com o apoio da Central de Intérpretes de Libras da Bahia (Cilba), utilizando chamada de vídeo, via aplicativo de chat, usando a Língua Brasileira de Sinais.

O superintendente dos Direitos da Pessoa com Deficiência da SJDHDS, Alexandre Baroni, explanou que a utilização da comunicação em Libras nas entrevistas via central de interpretes é inédita na Bahia, uma vez que o questionário nas etapas anteriores foi aplicado através do call center da Ouvidoria, não contemplando os cidadãos não ouvintes. “Temos o grande desafio, enquanto estado, de garantir comunicação acessível e políticas públicas acessíveis para surdos e pessoas com deficiência auditiva. Adotar essa metodologia é um passo importante para consegui-las”, ressaltou.

Lívia Sousa, técnica da Coordenação de Pesquisas Sistemáticas e Especiais (Copese) da SEI, acrescentou que a melhor metodologia para avaliar o perfil do usuário seria entrevistar diretamente o beneficiário, pois impacta nos resultados da pesquisa. “A participação da Cilba nesse processo, com a utilização dos intérpretes, nos ajuda a colocar isso em prática”.

A pesquisa, que possui grau de confiança de 95%, objetiva identificar possíveis melhorias no serviço prestado, a partir das necessidades apontadas pelos usuários e dos métodos que podem ser utilizados para assegurar a efetividade do atendimento.

Até novembro deste ano, contemplou 1.189 usuários do Passe Livre de mais de 22 municípios baianos, através de um questionário contendo 26 perguntas sobre o perfil, motivo da utilização do benefício e dados sobre trabalho e renda dos beneficiários. A maioria dos entrevistados se reconhece como sendo do gênero masculino (60,1%), menor de 18 anos (27,8%), pardo (53,7%) e com Fundamental incompleto (40,6%). A previsão é de que a etapa da pesquisa com surdos e pessoas com deficiência auditiva esteja concluída até meados de dezembro.

Assessoria de Comunicação: 71 3115-4748 / 99708-0782