• SEIColab
  • SEIGEO
  • Infovis

Roda de conversa e seminário analisam desenvolvimento de Valente

Para dialogar e entender os fatores condicionantes que contribuíram para o desenvolvimento da cidade de Valente, tanto do ponto de vista econômico, quanto da formação histórica, da cultura regional e da educação, nos dias 18 e 19 de julho, a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) realizou roda de conversa e seminário em parceria com a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável e Solidário da Região Sisaleira (Fundação APAEB) e Secretaria de Planejamento da Bahia (Seplan).

Abordando o tema Constatações e Perspectivas do Projeto 7 Municípios para a Mancha Valente, os eventos reuniram especialistas, lideranças de movimentos e instituições sociais, professores, pesquisadores e demais interessados em discutir o desenvolvimento socioeconômico e cultural do território de identidade Sisal. O tema é um aprofundamento dos estudos desenvolvidos e realizados pela Superintendência, através do SeiColab, plataforma colaborativa da SEI, gerida pela Diretoria de Estudos.

Durante a roda de conversa, realizada no dia 18, representantes de instituições como o Movimento de Organização Comunitária (MOC), a Fundação APAEB, secretários municipais de municípios do território de identidade, líderes religiosos e especialistas em educação debateram como o processo de educação do campo e o fortalecimento da agricultura familiar tiveram papeis importantes no processo de desenvolvimento diferente de Valente e dos municípios que compõem a Mancha.

Já o Seminário, realizado na manhã do dia 19, reuniu estudantes fundamentais e universitários, professores e representantes e lideranças de instituições dos municípios abrangidos pela Mancha Valente. Durante o seminário, foi apresentada a plataforma SeiColab e sua atuação, de maneira ampla e de forma colaborativa, que possibilita que diversos atores sociais participem e contribuam com as discussões, estudos e pesquisas, integrando distintos segmentos da sociedade.

“Nossos estudos identificaram os processos que conduziram às manchas de menor presença relativa de pobreza e os processos que marcam tais municípios e suas regiões. A participação dos representantes e lideranças da região, com usas vivências e conhecimentos, possibilitam a compreensão dos fatores condicionantes que contribuíram para o desenvolvimento deles. As análises passam por pontos de vista econômico, histórico, culturais e até religiosos. São estes momentos e discussões que proporcionam subsídios para iniciativas de transformação social e políticas públicas para todo o estado”, explica Edgard Porto, diretor de Estudos da SEI.

A Mancha Valente é um dos estudos colaborativos realizado pela SEI no Projeto 7 Municípios que identificou que a cidade apresenta uma menor presença relativa de pobreza sob um olhar multidimensional. O estudo revela que algumas ideias-motrizes, disseminadas via educação formal e informal, foram determinantes para modelagem de comportamentos sociais que trazem reflexos importantes no desenvolvimento regional, inclusive constatando uma menor presença relativa de pobreza. Saiba mais em: http://estudoscolaborativos.sei.ba.gov.br

Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia
Av. Luiz Viana Filho, 4ª Av., nº 435, 2ª andar, CAB, Salvador, Bahia
CEP 41.745-002
Telefone: (71) 3115-4733
Assessoria de Comunicação: 71 3115-4748 / 99708-0782

Localização

OGE - Ouvidoria Geral do Estado
3ª Avenida, nº 390, Plataforma IV, 2º andar, Sala 208, CAB, Salvador, Bahia
CEP 41.745-005
Telefone: (71) 3115-6454
Horário de funcionamento: 8h às 18h

Localização

Exerça sua cidadania. Fale com a Ouvidoria.

Free Joomla! templates by Engine Templates