• SEIColab
  • SEIGEO
  • Infovis

Geoserviços - Baseado em Vetores

Geoserviço é uma tecnologia de compartilhamento de dados e mapas baseada na utilização de interface http que possibilita a interoperabilidade de sistemas, independente da tecnologia utilizada nos servidores de dados. Baseados nas especificações do Open Geospatial Consortium - OGC, são utilizados para acessar dados geoespaciais (vetor e raster), através de aplicativos SIG (desktop ou web) que efetuam requisições a um servidor de mapas, eliminando a necessidade de manter uma cópia física dos dados localmente, recebendo como resposta um conjunto de dados da região solicitada em forma de imagem ou vetor.

Os geoserviços publicados pela SEI estão disponíveis nas seguintes especificações:

OGC/WMS – Web Map Service

OGC/WMTS – Web Map Tile Service

OGC/WFS – Web Feature Service

Tutoriais para orientar o consumo de geoinformação através de geoserviços nos softwares ArcGIS e QGIS.

Arquivo PDF

Tutorial Arcgis

Arquivo PDF

Tutorial Qgis

Cartografia Temática - Uso das Terras - Bacias da margem esquerda do Lago de Sobradinho - Apresentação

O estudo Uso Atual das Terras Bacias da Margem Esquerda do Lago de Sobradinho traz o mapeamento e a análise da dinâmica socioeconômica e ambiental da área, indicando seus condicionantes e os reflexos na organização do espaço regional. Os estudos indicam prevalência de atividade policultora, com potencial para produção de mel, sendo mais concentradas na faixa localizada ao longo das margens do lago de Sobradinho onde ocorre agricultura irrigada.

À área estudada localiza-se no extremo norte do estado da Bahia e compreende os municípios de Campo Alegre de Lourdes, Casa Nova, Pilão Arcado e Remanso, na totalidade de seus territórios, além de Barra e Buritirama, parcialmente inseridos, compondo parte da margem esquerda do Rio São Francisco, em seus cursos médio e submédio, mais precisamente à margem esquerda do Lago de Sobradinho. Abrange parcialmente os territórios de identidade Velho Chico, Bacia do Rio Grande e Sertão do São Francisco e tem como uma das características mais marcantes o seu clima semiárido e sua vegetação típica de caatinga. Essas características fazem com que esteja incluída no Polígono das Secas.

Cartografia Temática – Uso Atual das Terras - Bacias da margem esquerda do Lago de Sobradinho - Publicação

Nesta seção você encontrará a listagem das publicações da Série Estudos e Pesquisas referente ao tema Bacias da margem esquerda do Lago de Sobradinho. Caso deseje ter acesso a uma edição clique no link abaixo.

Acesso a publicação Série Estudos e Pesquisas

2014

Nº 96 - Uso atual das terras (Bacia da Margem Esquerda do Lago de Sobradinho, Bahia)

Cartografia Temática - Uso das Terras - Bacias do Submédio São Francisco - Bahia - Apresentação

O estudo Uso Atual das Terras Bacias do Submédio São Francisco - Bahia desenvolve mapeamento e análise da dinâmica socioeconômica e ambiental da região, seus condicionantes e os reflexos na organização do espaço. Observa-se uma estrutura baseada na agricultura familiar, com propriedades pequenas na maior parte, à exceção das áreas localizadas às margens do rio São Francisco, nas quais estão implantados projetos de irrigação desenvolvidos em grandes extensões. Nesses locais, a dinâmica socioeconômica é intensa e concentrada, diversamente da pulverização de atividades no restante do espaço regional.

A região estudada faz parte da área de abrangência do semiárido e está situada no extremo norte-nordeste do estado da Bahia, na margem direita do rio São Francisco, em seu trecho submédio. Os principais cursos d’água são os rios São Francisco, Salitre, Curaçá e Macururé, e os riachos Grande e da Vargem Bacias da margem esquerda do lago de Sobradinho.

Cartografia Temática – Uso Atual das Terras - Bacias do Submédio São Francisco - Publicação

Nesta seção você encontrará a listagem das publicações da Série Estudos e Pesquisas referente ao tema Bacias do Submédio São Francisco. Caso deseje ter acesso a uma edição clique no link abaixo.

Acesso a publicação Série Estudos e Pesquisas

2011

Nº 91 - Uso atual das terras (Bacias do Submédio São Francisco - Bahia)

Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia
Av. Luiz Viana Filho, 4ª Av., nº 435, 2ª andar, CAB, Salvador, Bahia
CEP 41.745-002
Telefone: (71) 3115-4733

Localização

OGE - Ouvidoria Geral do Estado
3ª Avenida, nº 390, Plataforma IV, 2º andar, Sala 208, CAB, Salvador, Bahia
CEP 41.745-005
Telefone: (71) 3115-6454
Horário de funcionamento: 8h às 18h

Localização

Exerça sua cidadania. Fale com a Ouvidoria.

Free Joomla! templates by Engine Templates