SEI e SSP lançam nova edição do Anuário de Segurança Pública da Bahia

A Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) e a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), por meio da Superintendências de Gestão Integrada da Ação Policial (Siap), lançam o Anuário de Segurança Pública da Bahia - Ano IV. A publicação apresenta estatísticas criminais do estado e tem como um dos objetivos difundir os dados oficiais a partir da estratificação dos registros policiais.

Dentre as principais novidades desta edição está o acréscimo de dados de vitimização policial e de roubos de cargas. O trabalho está segmentado pelas dimensões crimes contra a pessoa; violência contra a mulher; crimes contra o patrimônio; outros tipos criminais; e vitimização policial.

As informações estão organizadas considerando as Regiões Integradas de Segurança Pública (RISP) e suas respectivas Áreas Integradas (AISP), os Territórios de Identidade (TI) da Bahia e os limites municipais, o que realça a preocupação da Secretaria da Segurança Pública em compreender as especificidades de cada área do estado.

A SEI e a SSP utilizaram as melhores práticas da estatística descritiva, com a utilização de softwares de modelagem de dados e Sistemas de Informações Geográficas (SIG). As fontes de dados utilizadas foram Boletins de Ocorrências Policiais registrados na Polícia Civil do Estado da Bahia; relatórios do Serviço de Investigação de Local de Crime, do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (SILC/DHPP/PCBA); relatórios do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco/PCBA); informativos da Superintendência de Telecomunicações da SSP-BA (Stelecom); e dados do Centro de Decisões e Informações para Decisões Estratégicas, da Polícia Militar do Estado da Bahia (Cide).

O Anuário de Segurança Pública da Bahia é um instrumento de gestão que subsidia o desenvolvimento de políticas públicas, além de servir como fonte para trabalhos acadêmicos e estudos que possibilitem a compreensão do fenômeno criminal e o desenvolvimento de ações transversais e intersetoriais pelo Estado.

Para acessar a publicação basta clicar em:
Fonte: Ascom/SEI
Data: 27/12/23