• SEIColab
  • SEIGEO
  • Infovis

Evento aborda Inteligência Artificial, com minicurso on-line, dia 19, e palestras, dia 20, no auditório da SEC  

Nesta quinta e sexta-feira, dias 19 e 20 de outubro, a o estado da Bahia sedia o V Fórum de Estatística e Ciência de Dados do Nordeste. Palestras, mesa redonda e minicurso vão abordar desafios e perspectivas na área da Inteligência Artificial. O evento começa dia 19 de outubro, no canal YouTube/SEIBAHIA, a partir das 18h30, com o minicurso on-line Do dado ao diálogo: um hands-on com LangChain e ChatGPT, ministrado por Pétala Tuy, estatística, mestra em ciência da computação e doutoranda da Universidade Federal da Bahia (UFBA). No dia 20, as palestras e mesa redonda acontecem no auditório da Secretaria de Educação do Estado da Bahia (5ª Avenida, nº 550, Centro Administrativo da Bahia - CAB), com transmissão on-line. O evento é gratuito e as inscrições estão abertas no site fec.sei.ba.gov.br 

No dia 20, a programação começa às 13h30, e marca o Dia Mundial da Estatística. A palestra de abertura será sobre Desafios da Ciência de Dados no processamento de Linguagem Natural, com a professora doutora Daniela Claro, do Instituto de Computação da UFBA. Daniela é mestra em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutora em Ciência da Computação pela Université d'Angers, na França. Em 2009, fundou o FORMAS - Centro de Dados e Linguagem Natural no CNPQ. Desde então pesquisa sobre extração semântica em textos, nuvem e dispositivos e processamento de Linguagem Natural, com mais de 70 artigos publicados. 

Na mesa redonda Inteligência Artificial: aplicações e perspectivas participam: Ricardo Rocha, doutor e especialista em Data Science e Inteligência Artificial, professor da UFBA e fundador da FLAI - Inteligência Artificial; Júnia Ortiz, especialista em Ciência de Dados e Big Data e doutora em Comunicação pela UFBA; Leandro Andrade, professor e pesquisador de Tecnologia da Informação da Escola de Administração da UFBA; com mediação da professora doutora Gecynalda Gomes (IME/UFBA). A palestra final será com Raydonal Ospina, professor doutor do Departamento de Estatística da UFBA.  

O fórum é um evento bianual que abrange todos os estados nordestinos – cobertos pelo Conselho Regional de Estatística da 5ª Região (Conre-5). Esta edição é realizada pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), o Conre-5 e o Departamento de Estatística da UFBA.

      

Fonte: Ascom/SEI

Data: 17/10/23

Related Articles

Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia
Av. Luiz Viana Filho, 4ª Av., nº 435, 2ª andar, CAB, Salvador, Bahia
CEP 41.745-002
Telefone: (71) 3115-4733

Localização

OGE - Ouvidoria Geral do Estado
3ª Avenida, nº 390, Plataforma IV, 2º andar, Sala 208, CAB, Salvador, Bahia
CEP 41.745-005
Telefone: (71) 3115-6454
Horário de funcionamento: 8h às 18h

Localização

Exerça sua cidadania. Fale com a Ouvidoria.

Free Joomla! templates by Engine Templates