• SEIColab
  • SEIGEO
  • Infovis

Confiança do empresariado baiano apresenta melhor resultado desde outubro de 2022

 

O Indicador de Confiança do Empresariado Baiano (ICEB), métrica calculada pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) para monitorar as expectativas do setor produtivo do estado, marcou -37 pontos em junho numa escala que vai de -1.000 a 1.000 pontos. Trata-se da maior pontuação desde outubro de 2022.  

Em junho, houve avanço do nível de confiança nos comparativos mensal e anual. Em relação a maio, quando o indicador havia sido de -70 pontos, o aumento foi de 33 pontos, segunda ampliação mensal seguida. Em relação ao mesmo mês do ano anterior, houve expansão de 41 pontos, já que o ICEB havia sido de -78 pontos – segunda elevação consecutiva nessa base comparativa.  

Entretanto, como sinaliza Luiz Lobo, técnico da SEI, “mesmo diante da segunda alta mensal em sequência e do maior patamar de confiança dos últimos oito meses, ainda não se pode ter garantia de uma trajetória sustentada de aumento da confiança do setor produtivo baiano, até porque a avaliação quanto ao ambiente de negócios permanece desfavorável”.  

Com -37 pontos em junho, o ICEB registrou a oitava pontuação seguida abaixo de zero. Assim, apesar do aumento captado na margem, o referido indicador ainda se manteve na zona de Pessimismo Moderado 

Dessa forma, “a permanência do ICEB abaixo de zero ponto por mais um mês, sugere, minimamente, certa reserva do empresariado baiano quanto aos rumos futuros da economia e dos negócios”, explica o técnico.  

 A elevação do nível de confiança de maio a junho não aconteceu de forma generalizada, visto que não ocorreu em um dos quatro setores (Agropecuária). Em relação a junho do ano passado, a alta também repercutiu em três das atividades (Indústria, Serviços e Comércio).  

Ao final, em junho deste ano, apenas um dos setores assinalou pontuação superior a zero: a Indústria, com 45 pontos. As demais pontuações foram: Agropecuária, -7 pontos; Serviços, -80 pontos; e Comércio, -15 pontos. Dessa forma, o setor fabril foi o de melhor resultado, enquanto a atividade de Serviços expôs o menor nível de confiança.  

Do conjunto avaliado de temas, os itens crédito, situação financeira e emprego foram aqueles com as piores expectativas do empresariado baiano. Em contrapartida, as variáveis juros, inflação e exportação apresentaram os indicadores de confiança em situação menos desfavorável no mês.  

O boletim completo com as análises referentes ao mês de junho pode ser acessado diretamente do site da SEI clicando aqui 

Fonte: Ascom/SEI
Data: 06/07/2023

Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia
Av. Luiz Viana Filho, 4ª Av., nº 435, 2ª andar, CAB, Salvador, Bahia
CEP 41.745-002
Telefone: (71) 3115-4733

Localização

OGE - Ouvidoria Geral do Estado
3ª Avenida, nº 390, Plataforma IV, 2º andar, Sala 208, CAB, Salvador, Bahia
CEP 41.745-005
Telefone: (71) 3115-6454
Horário de funcionamento: 8h às 18h

Localização

Exerça sua cidadania. Fale com a Ouvidoria.

Free Joomla! templates by Engine Templates