Nova plataforma integrada de fiscalização da AGERSA é apresentada em seminário

A AGERSA realizou o lançamento da Plataforma Integrada de Fiscalização do órgão. O evento contou com a participação de importantes órgãos do Estado da Bahia, como SIHS, SEI, SEPLAN, Prodeb, Embasa e Imagem Geosistemas.

Na oportunidade, foi possível observar os esforços envidados pela AGERSA e pela empresa contratada, para possibilitar a conexão de diferentes aplicações a um único ecossistema, facilitando a gestão de informações e a documentação dos processos e fluxos e contribuindo para o fortalecimento da cultura de publicação de dados abertos em uma sociedade que se quer cada vez mais crítica e seletiva, capaz de exercer o controle social.

A Equipe Técnica de Fiscalização – representada pela engenheira Louise Camardelli – demonstrou o quanto se pode ganhar em termos de agilidade e otimização do desempenho operacional e gerencial, com uma administração eficiente do crescente volume de informações disponibilizadas numa única interface disponível a todos os stakeholders.

A plataforma não está completa – e nunca estará, pois não se trata de uma ferramenta estática, está em desenvolvimento e a cada dia será agregado mais conteúdo, configurando assim um organismo vivo, que foi concebido para ter essa continuidade e agregar todos os processos da Diretoria de Fiscalização e dos demais setores, promovendo a troca de informações.

A Coordenadora de Gestão Organizacional e de TIC da SIHS, Regina Marinho, trouxe em sua apresentação “O Portal da Água como Plataforma de Gestão Espacial de dados de Infraestrutura Hídrica e Saneamento no Estado da Bahia – Governança de Dados”, compartilhou ideias e projetos futuros para promover a adesão de outros órgãos da administração pública.

O Diretor de Informações Geoambientais da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia – SEI, Cláudio Pelosi, apresentou a IDE-Bahia e Os desafios para estabelecer e manter uma infraestrurura de dados espaciais estadual.

Para encerrar o evento, a apresentação ficou por conta de Everton Paraguassú, da empresa Imagem Geosistemas, representante oficial, única e exclusiva da Esri – (Environmental Systems Research Institute) no Brasil para a Plataforma de Inteligência Geográfica ArcGIS e parceira da AGERSA, que falou sobre o tema “Governos Inteligentes e Comunidades Inteligentes”.

Fonte: AGERSA

Assessoria de Comunicação: 71 3115-4748 / 99708-0782