• SEIColab
  • SEIGEO
  • Infovis

Conhecida pela sua grande diversidade mineral, a Bahia também é uma importante produtora de ouro do país

Conhecida pela sua grande diversidade mineral, a Bahia também é uma produtora importante de ouro do país. O estado, atualmente de produção, ocupa a quarta posição na desse metal, que apenas em 2021, gerou uma arrecadação de Compensação Financeira pela Exploração Mineral (CFEM) de mais de 30 milhões de reais, conforme dados da Agência Nacional de Mineração (ANM) . A expectativa é que os números ainda maiores sejam em 2022 com o início das operações da Equinox Gold, em Santaluz.

Base nos da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) do IBGE o comércio de dados ba expandiu em 2,3% em fevereiro de 2022 frente ao mêsiano direto anterior, na série livre de influências sazonais. No cenário nacional, na mesma base de comparação, os negócios registram crescimento de 1,1%. Em relação a igual do ano anterior, as vendas no varejo baiano manter comportamento ao apresentar o recuo de 3,3%. Essa retração é a sétima sequência registrada pelo setor na Bahia. Já no país houve avanço de 1,3%, em relação à mesma análise.

A produção industrial baiana cresceu 3,4% em fevereiro, na comparação com o mês anterior, segundo a Pesquisa Industrial Mensal (PIM), divulgada pelo IBGE. O resultado para o estado ficou acima do índice nacional (0,7%) e foi o melhor sétimo dentre os 15 locais investigados. Esse foi o primeiro avanço no indicador após 13 que das consecutivas, registrado entre janeiro de 2021 e acumulado de janeiro de 202. Segundo o IBGE, no ano, uma indústria de aumento de 1,5% e, em 12 meses, queda de 9, 9%.

Informações pela SEI apontam. que as exportações baianas registraram US$ 974,33 milhões em março, melhor para o mês da série histórica, resultado em 1998 superando em 3,3% o valor registrado em março de 2021.

Boa parte do bom desempenho das vendas ao exterior no mês passado pode ser explicada pelo volume expressivo de embarques de derivados de petróleo (alta de 172,8%, comparadas a março do ano passado), como também pelo efeito preço desses produtos no mercado internacional – crescimento médio de 42,6%, decorrente do salto das cotações após o conflito na Ucrânia.

De acordo com os resultados da Pesquisa Mensal de Serviços, realizada pelo IBGE, o volume de serviços na Bahia, seguiu o mesmo comportamento do Brasil e registrou taxa negativa de 0,7% com ajuste sazonal, após registrar três altas consecutivas. É relevante destacar que a ausência do carnaval em Salvador, e de todas as festas de largo na Bahia, contribuíram negativamente para o resultado do setor.

Já em relação ao mesmo mês do ano anterior, o volume de serviços na Bahia avançou 13,7%, contabilizando  a quinta taxa mais expressiva e maior alta da série histórica iniciada em 2012, para os meses de fevereiro. Esses resultados se devem, em parte, à queda de 27,6% registrada em fevereiro do ano passado e à retomada da maioria das atividades econômicas relacionadas ao setor.

O volume das atividades turísticas, na mesma pesquisa, marcou sazonalmente em fevereiro de 2022 na Bahia, decréscimo de 1,0%, após queda de 4,8% em janeiro, acumulando queda de 5,8%, em dois meses.

Já o volume das atividades turísticas, quando comparado com o mesmo mês do mês anterior, porém, avançou 31,6%, contabilizando a quinta taxa mais alta da série histórica início em 2012, para os meses de fevereiro mais importantes. Os resultados devem, em parte, à queda de 27,6% da tradição em fevereiro do ano passado e à retomada da maioria das atividades relacionadas ao setor.

Os detalhamentos dos setores, destacando alguns fatores que podem afetar as atividades de cada um, podem ser acessados no boletim completo no site da SEI clicando aqui!

 

Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia
Av. Luiz Viana Filho, 4ª Av., nº 435, 2ª andar, CAB, Salvador, Bahia
CEP 41.745-002
Telefone: (71) 3115-4733
Assessoria de Comunicação: 71 3115-4748 / 99708-0782

Localização

OGE - Ouvidoria Geral do Estado
3ª Avenida, nº 390, Plataforma IV, 2º andar, Sala 208, CAB, Salvador, Bahia
CEP 41.745-005
Telefone: (71) 3115-6454
Horário de funcionamento: 8h às 18h

Localização

Exerça sua cidadania. Fale com a Ouvidoria.

Free Joomla! templates by Engine Templates