O primeiro LSPA, realizado pelo IBGE estimou um ligeiro crescimento de 0,9% na comparação com a safra 2021

No acumulado do período de janeiro a dezembro de 2021, em comparação com o mesmo período do ano anterior, a produção industrial baiana registrou queda de 13,2%. Cinco dos 12 segmentos da Indústria geral influenciaram o resultado, com destaque para Veículos, que registrou queda de 94,9%, impulsionado, em grande parte, pela menor fabricação de automóveis. Importante ressaltar, também, os resultados negativos assinalados por Derivados de petróleo (-18,1%) e Metalurgia (-16,9%).. As informações foram analisadas pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento (Seplan).

No quarto trimestre de 2021, comparado com o mesmo período do ano anterior, a indústria baiana assinalou queda de 11,8% após declínios de 11,1% e 12,2%, respectivamente, no segundo e terceiro trimestres de 2020. O aumento na intensidade de perda observada no total da produção industrial na passagem do terceiro para o quarto trimestre de 2020 foi explicada, principalmente, pela perda de ritmo dos setores de Metalurgia, de 1,1% para -39,6%; Celulose, papel e produtos de papel, de 12,9% para - 9,6%; Borracha e plástico, de -6,1% para -17,4%; e, Bebidas, de -17,6% para -20,0%.

Dados da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) do IBGE e analisados pela SEI, autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento, as vendas no comércio varejista baiano recuaram 1,9% em dezembro de 2021 frente ao mês imediatamente anterior, na série livre de influências sazonais, sendo o sétimo resultado negativo nessa análise. Em relação a igual mês do ano anterior, as vendas no varejo baiano mantiveram o ritmo de queda ao apresentar a variação negativa de 12,9%. Essa retração é a quinta consecutiva registrada pelo setor na Bahia. No acumulado do ano, a Bahia e o Brasil registraram taxas positivas de 0,6% e 1,4%, respectivamente.

O comércio varejista ampliado, que inclui o varejo restrito e mais as atividades de Veículos, motos, partes e peças e de Material de construção apresentou retração de 5,0% nas vendas, em relação à igual mês do ano anterior, terceiro resultado negativo, após sete meses de altas consecutivas. Esse comportamento resultou no acumulado dos últimos 12 meses, variação positiva de 7,3%.

O volume de serviços na Bahia encerrou 2021 com expansão de 9,8%. Na comparação com novembro de 2021, o volume de serviços na Bahia cresceu 1,7%, com ajuste sazonal, já na comparação com dezembro de 2020, expandiu 5,4% e na comparação com o quarto trimestre de 2020, ampliou 3,0%. As informações constam na Pesquisa Mensal de Serviços, realizada pelo IBGE com foco no segmento baiano, analisadas pela SEI.

O primeiro LSPA, realizado pelo IBGE, relativo a janeiro de 2022, cujos dados foram sistematizados pela SEI, estimou a produção de cereais, oleaginosas e leguminosas, na Bahia, em 10,6 milhões de toneladas (t), o que representa um ligeiro crescimento de 0,9% na comparação com a safra 2021 – que foi o maior resultado da série histórica do levantamento para o conjunto de produtos.

Os detalhamentos dos setores, destacando alguns fatores que podem afetar as atividades de cada um, podem ser acessados no boletim completo no site da SEI clicando aqui!

Assessoria de Comunicação: 71 3115-4748 / 99708-0782