Volume de Serviços na Bahia encerrou 2021 com expansão de 9,8%

O volume de serviços na Bahia encerrou 2021 com expansão de 9,8% em 2021. As informações com foco no segmento baiano, analisadas nesta quinta-feira (10) pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento (Seplan), constam na Pesquisa Mensal de Serviços, realizada pelo IBGE.

Na comparação com novembro de 2021, o volume de serviços na Bahia cresceu 1,7%, com ajuste sazonal, já na comparação com dezembro de 2020, expandiu 5,4% e na comparação com o quarto trimestre de 2020, ampliou 3,0%.

O volume de serviços no Brasil avançou 1,4% na comparação com o mês imediatamente anterior (série com ajuste sazonal), mantendo a expansão iniciada no mês de novembro (2,7%), acumulando alta de 4,1% nos dois últimos meses. A expansão do volume de serviços, observada na passagem de novembro para dezembro de 2021, foi acompanhado por quatro das cinco atividades investigadas, com destaque para os ganhos vindos de transportes (1,8%) e de serviços profissionais, administrativos e complementares (2,6%), com ambos avançando pelo segundo mês consecutivo.

A Bahia, por sua vez, seguiu o mesmo comportamento do Brasil e registrou taxa positiva de 1,7%, mantendo a expansão iniciada no mês de novembro (0,4%), acumulando alta de 2,1% nos dois últimos meses. É importante destacar que os festejos do final de ano contribuíram positivamente para o resultado do setor, apesar das restrições sanitárias impostas pelo governo e alta da inflação.

Em relação ao mesmo mês do ano anterior, o volume de serviços na Bahia avançou 5,4%. Três das cinco atividades puxaram o volume de serviços para cima, com destaque para as atividades de Serviços prestados às famílias (35,2%), que contabilizou a nona variação positiva consecutiva mais expressiva e maior alta da série iniciada em 2012, para os meses de dezembro. Seguida pela atividade de Serviços profissionais, administrativos e complementares (23,1%) apontou a décima taxa positiva consecutiva neste ano. Por outro lado, as atividades que contribuíram negativamente foram Outros serviços (-41,0%), seguida por Serviços de informação e comunicação (-3,9%) e Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (-2,0%).

Com relação à receita nominal de serviços, houve expansão de 13,6% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Na comparação com novembro de 2021, cresceu 1,9%, com ajuste sazonal, comparado com dezembro de 2020, expandiu 13,6% e na comparação com o quarto trimestre de 2020, ampliou 11,7%. O indicador acumulado no ano aumentou 14,0%.

Confira o boletim completo, acesse o link.