• SEIColab
  • SEIGEO
  • Infovis

Bahia passou a ser o estado com o maior número de parques eólicos instalados no país desde o fim de 2021

O IMEC-SSA apontou estabilidade em novembro, na comparação com o mês imediatamente anterior (série com ajuste sazonal), após avançar 1,8% em outubro; O ICEB, índice que avalia as expectativas do setor produtivo do estado, também apontou estabilidade em dezembro, com a quarta queda mensal seguida; De acordo com a Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica), a Bahia, desde o fim de 2021, passou a ser o estado com o maior número de parques eólicos instalados no país.  

O Índice de Movimentação Econômica de Salvador (IMEC-SSA), calculado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), apontou estabilidade (0,04%) em novembro de 2021, na comparação com o mês imediatamente anterior (série com ajuste sazonal), após avançar 1,8% em outubro.

Quatro das seis variáveis que compõem o indicador puxaram o índice para baixo, com destaque para Passageiros de ônibus intermunicipais (-4,7%), que apontou a variação negativa mais expressiva, seguida por Consumo de energia elétrica (-2,5%), Combustíveis (-2,4%), e Passageiros no Aeroporto Internacional de Salvador (-2,3%). Em contrapartida, Carga portuária (4,3%) e Passageiros de ônibus urbanos (2,2%) avançaram.

O indicador avançou 17,4% quando comparado com o mês de novembro de 2020. Em onze meses, acumula alta de 12,5%, e nos últimos 12 meses acumula expansão de 9,0%.

É importante destacar que o mês de novembro (até o dia 25) foi marcado pela liberação de eventos com até 3 mil pessoas. Essa medida contribuiu para que o índice não registrasse queda, mas não foi o suficiente para aumentar a movimentação econômica da capital baiana em relação a outubro. 

O Indicador de Confiança do Empresariado Baiano (ICEB), índice que avalia as expectativas do setor produtivo do estado, calculado pela SEI, marcou -157 pontos em dezembro. O nível de confiança, portanto, foi menor do que o observado no mês antecedente (-156 pontos) e do que o registrado no mesmo mês do ano passado (-143 pontos).

Esse resultado representou praticamente estabilidade. Com a quarta queda mensal seguida, parte da recuperação da confiança empresarial observada ao longo dos cinco meses de abril a agosto foi anulada. Em relação ao registrado um ano antes, a pontuação mais recente significou uma queda de 14 pontos.

O indicador abaixo de zero revelado no mês, dessa maneira, significou a permanência do pessimismo no meio empresarial baiano pela 22ª vez consecutiva. A confiança do empresariado local, assim, permaneceu na zona de Pessimismo Moderado pela oitava vez seguida.

O recuo do nível de confiança de novembro a dezembro não aconteceu de forma generalizada, visto que não foi realidade para duas das quatro atividades: Agropecuária e Comércio, no caso. No comparativo com o mesmo mês do ano antecedente, a despeito do encolhimento do indicador geral, um dos setores apresentou expansão. Em um ano, a atividade de Serviços foi a única com alta da confiança.

De acordo com a Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica), a Bahia, desde o fim de 2021, passou a ser o estado com o maior número de parques eólicos instalados no país.  O mais novo integrante do complexo da Bahia é o parque eólico Morro do Chapéu Sul II, localizado nos municípios de Morro do Chapéu e Cafarnaum. Entrou em operação em novembro e estará completamente conectado ao Sistema Interligado Nacional (SIN) até o fim deste mês. Com capacidade instalada total de 353 megawatt (MW), o parque eólico foi construído pela Enel Green Power, linha de negócios de energia renovável do Grupo Enel. Ao todo, a companhia investiu cerca de R$ 1,92 bilhão na construção do empreendimento, que está localizado na mesma região onde a empresa construiu e opera, desde janeiro de 2018, o parque eólico Morro do Chapéu Sul (172 MW).

Fonte: Ascom/SEI

 

 Boletim completo.  link aqui!

 

Curta, acompanhe e compartilhe: Instagram: https://www.instagram.com/seibahia/

Twitter https://twitter.com/seibahia –Facebook: https://www.facebook.com/SeiBahia

Linkedin https://www.linkedin.com/company/sei-bahia

 

Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia
Av. Luiz Viana Filho, 4ª Av., nº 435, 2ª andar, CAB, Salvador, Bahia
CEP 41.745-002
Telefone: (71) 3115-4733
Assessoria de Comunicação: 71 3115-4748 / 99708-0782

Localização

OGE - Ouvidoria Geral do Estado
3ª Avenida, nº 390, Plataforma IV, 2º andar, Sala 208, CAB, Salvador, Bahia
CEP 41.745-005
Telefone: (71) 3115-6454
Horário de funcionamento: 8h às 18h

Localização

Exerça sua cidadania. Fale com a Ouvidoria.

Free Joomla! templates by Engine Templates