• SEIColab
  • SEIGEO
  • Infovis

SEI lança estudo sobre os níveis de suicídios na Bahia em 2020

A Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) lançou nesta segunda-feira (8), o Texto para Discussão n°27, Reflexões a respeito dos desdobramentos da pandemia da covid-19 nos níveis de suicídios na Bahia.

No mundo, pouco mais de 700 mil pessoas cometem suicídio todos os anos. O suicídio é um fenômeno global, já que em 2019 pouco mais de 75,0% dos casos ocorreram em países de renda média-baixa, sendo uma das principais causas de mortes violentas no mundo. Trata-se de um fenômeno polissêmico, que envolve, além de aspectos biológicos, fatores sociais, psicológicos e ambientais, sendo considerado tema tabu em muitas sociedades. Acrescenta-se a isso, a importância do contexto social, histórico e cultural no qual o indivíduo está inserido para análise dos suicídios, haja vista que muitos eventos que terminaram de maneira fatal foram estimulados pelas condições do ambiente.

Entre 2010 a 2020, foram registrados no Brasil 124,9 mil casos de suicídio. Em média, foram 11,4 mil suicídios por ano. Não obstante os suicídios tenham baixa participação no total de óbitos quando comparados a outros tipos de mortes violentas, esse é um fenômeno em ascensão no Brasil. Em média, por ano, os suicídios cresceram 12,3%, mais do que os homicídios (aumento de 7,7%) e os acidentes de transporte (6,8%). Para a Região Nordeste e o estado da Bahia o comportamento é o mesmo: tendência de aumento dos casos de suicídio. Na Bahia, em 2020, foram registrados 680 casos de suicídio. Embora haja uma redução no número de casos em ralação a 2019, se observa a tendência de crescimento dos casos durante os últimos dez anos.

Apesar da manutenção da campanha Setembro Amarelo, o crescimento desse fenômeno sinaliza quanto à deterioração das condições psíquicas e mentais da população brasileira. E como agravante desse quadro, tem-se o surgimento da maior emergência em saúde pública vivenciada pela humanidade nas últimas décadas: a pandemia da covid-19; que além dos impactos diretos associados à doença, também trouxe implicações sobre a saúde mental da população em geral.

O objetivo deste Texto para Discussão é fazer uma análise exploratória dos indicadores de suicídio na Bahia no ano de 2020 e apresentar algumas reflexões a respeito das possíveis implicações da pandemia da covid-19 na vitimização por suicídio no estado. Além desta breve introdução, o texto é composto por mais três partes: a segunda trata da dinâmica temporal dos suicídios nos últimos dez anos e o recente contexto da pandemia da covid-19; a terceira analisa o padrão de vitimização por suicídio e os possíveis desdobramentos da pandemia na alteração desse padrão; e as considerações finais encerram o trabalho.

Veja o texto na integra acessando o link: Texto para Discussão n° 27

 

Confira também o estudo da SEI Padrões de vitimização de suicídios na Bahia, em 2020. Clique aqui!

Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia
Av. Luiz Viana Filho, 4ª Av., nº 435, 2ª andar, CAB, Salvador, Bahia
CEP 41.745-002
Telefone: (71) 3115-4733
Assessoria de Comunicação: 71 3115-4748 / 99708-0782

Localização

OGE - Ouvidoria Geral do Estado
3ª Avenida, nº 390, Plataforma IV, 2º andar, Sala 208, CAB, Salvador, Bahia
CEP 41.745-005
Telefone: (71) 3115-6454
Horário de funcionamento: 8h às 18h

Localização

Exerça sua cidadania. Fale com a Ouvidoria.

Free Joomla! templates by Engine Templates