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Atendimento do Hospital Prado Valadares é aprovado por 89,4% dos usuários

Pesquisa apontou que maioria dos entrevistados se declarou satisfeita com atendimento na unidade de saúde

Uma pesquisa de satisfação com usuários do Hospital Prado Valadares revelou que 89,4% dos entrevistados aprovam o atendimento recebido na unidade de saúde. O estudo entrevistou 708 pessoas entre os meses de fevereiro e agosto desse ano e possui margem de erro máxima de 5%.

A pesquisa foi realizada pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), solicitada pelo Conselho de Qualidade do Serviço Público (Conquali), como forma de monitorar e avaliar a satisfação dos cidadãos que utilizam os serviços públicos do estado. Também colaboraram com o estudo a Diretoria de Gestão da Qualidade da SAC/Saeb e a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab).

Os pesquisadores entrevistaram, por ligação telefônica, cidadãos que realizaram procedimentos clínicos e cirúrgicos no Hospital Prado Valadares, no período entre janeiro e julho de 2020. Além da satisfação com o atendimento geral da unidade de saúde, a pesquisa perguntou sobre o atendimento médico, o tempo de espera por atendimento, a alimentação servida aos pacientes, o ambiente hospitalar, dentre outros assuntos.

De acordo Jackson Conceição, coordenador de Pesquisas Sistemáticas e Especiais (COPESE) , coordenação vinculada a Diretoria de Pesquisas (Dipeq/SEI) “esta modalidade de pesquisa é de extrema relevância como ferramenta para monitoramento dos serviços prestados nos equipamentos públicos do Estado”.

Números - Entre os pacientes que passaram por atendimento clínico, 84,9% avaliaram os serviços como satisfatórios. Já entre aqueles que foram submetidos à cirurgia, 93,7% classificaram os procedimentos como satisfatórios. Quando questionados sobre equipe médica, 95% dos entrevistados consideraram o atendimento adequado nos procedimentos cirúrgicos e 90,4% nos procedimentos clínicos.

Já o atendimento dos funcionários da recepção foi aprovado por 94,5%, enquanto os funcionários da triagem receberam 92,3% de aprovação no caso de procedimentos cirúrgicos. Ao serem perguntados se recomendariam a unidade hospitalar, 97% dos entrevistados afirmaram que indicariam o Prado Valadares para outras pessoas.

Os entrevistadores perguntaram sobre o tempo de espera quando os pacientes solicitavam a presença de um profissional de saúde, durante o internamento. Entre os que passaram por cirurgia, 84,4% declaram que os médicos se faziam presentes rapidamente, quando solicitados. Já entre os pacientes submetidos a atendimento clínico, 76,8% afirmaram que contavam com um comparecimento célere dos médicos, ao serem acionados.

Já entre os enfermeiros, 89,2% dos entrevistados submetidos a procedimentos cirúrgicos informaram que os profissionais de enfermagem compareciam rapidamente, enquanto aqueles que passaram por atendimento clínico, 86% declararam ser atendidos rapidamente pelos enfermeiros.

A pesquisa também quis saber o grau de satisfação com a alimentação servida aos pacientes e a infraestrutura física do Hospital. Entre os que passaram por cirurgia, 92,8% dos entrevistados consideraram satisfatória as refeições, enquanto 87,8% dos submetidos a procedimentos clínicos aprovaram a comida.

Com relação às instalações do Prado Valadares, 96,8% dos pacientes que receberam atendimento clínico classificaram a iluminação satisfatória, enquanto 98,3% dos que passaram por cirurgia afirmaram ser boa a iluminação. A limpeza foi aprovada por aqueles que passaram por procedimento clínico e cirúrgico, com 87,2% e 95,3%, respectivamente. Já o mobiliário foi considerado satisfatório para pacientes internados para cirurgia (94,8%) e para atendimento clínico (87,8%). A climatização satisfez 89,6% entre os entrevistados submetidos a tratamento clínico e 95,3% daqueles que fizeram procedimento cirúrgico.

 

Fonte: Ascom/Saeb

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