• SEIColab
  • SEIGEO
  • Infovis

Informações com base no Caged mostram que a Bahia gerou 7.604 postos de trabalho com carteira assinada no mês de junho

As informações sistematizadas pela SEI, com base no Caged, mostram que a Bahia gerou 7.604 postos de trabalho com carteira assinada no mês de junho e consolidou a liderança na região nordeste no acumulado do primeiro semestre deste ano com saldo positivo de 70,1 mil postos.[i]

A indústria de fertilizantes Unigel anunciou o investimento em uma fábrica de amônia "verde" em Camaçari (BA), que deve entrar em operação até o fim de 2022. Para o projeto, a empresa converterá uma antiga unidade, hoje fechada. "Será a primeira fábrica de amônia verde do Brasil, uma das primeiras e maiores do mundo", disse Henri Slezynger, fundador e presidente do conselho da companhia. O insumo, diz o empresário, será obtido a partir do hidrogênio da água e do nitrogênio do ar "com energia renovável, sem nenhuma participação de combustíveis fósseis".

Os portos da Bahia registraram aumento de 28,54% nas movimentações do 1º semestre de 2021, em relação ao mesmo período do ano anterior. No somatório de importações e exportações, o total de cargas acumuladas foi de 6.578.923 t, recorde histórico de cargas movimentadas na primeira metade do ano, enquanto em 2020, foi de 5.118.187 toneladas.

A União deve ao Estado da Bahia R$ 8,7 bilhões em precatórios – dívida contraída após condenação em instância final pela justiça – referentes ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e Valorização do Magistério (Fundef). Em maio deste ano, o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou o pagamento integral da dívida, com valores atualizados até novembro de 2020. Para o governo da Bahia, se a União não cumprir a decisão da Corte, o governo federal tentará “mais uma vez subtrair os direitos dos mais pobres”.

A Bahia está fora do novo programa de concessão de ferrovias do governo federal. A proposta do Programa de Autorizações Ferroviárias, que pretende criar uma nova legislação permitindo a construção de ferrovias por autorização foi iniciada em abril de 2021 e segundo o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, a execução do programa terá elaboração de minutas de regulamentos e priorização para estudos de seis trechos ferroviários que somam R$ 31 bilhões de investimentos estimados.

A ação, porém, não terá impacto na Bahia, uma vez que os trechos contemplados estão localizados, majoritariamente, nas regiões sudeste e centro-oeste. O estado, cruzado pela Ferrovia Centro-Atlântica (FCA/VLI), segue com seus trechos sucateados, sem nenhum projeto de investimentos, enquanto concessionária pleiteia a renovação antecipada da sua outorga.

Os detalhamentos dos setores, destacando alguns fatores que podem afetar as atividades de cada um, podem ser acessados no boletim completo no site da SEI clicando aqui!

 

 

 

 

Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia
Av. Luiz Viana Filho, 4ª Av., nº 435, 2ª andar, CAB, Salvador, Bahia
CEP 41.745-002
Telefone: (71) 3115-4733
Assessoria de Comunicação: 71 3115-4748 / 99708-0782

Localização

OGE - Ouvidoria Geral do Estado
3ª Avenida, nº 390, Plataforma IV, 2º andar, Sala 208, CAB, Salvador, Bahia
CEP 41.745-005
Telefone: (71) 3115-6454
Horário de funcionamento: 8h às 18h

Localização

Exerça sua cidadania. Fale com a Ouvidoria.

Free Joomla! templates by Engine Templates