O Governo do Estado e o setor produtivo formaram pacto para o desenvolvimento regional da Bahia, com o objetivo de viabilizar projetos no interior do estado

A formatação de um pacto para o desenvolvimento regional da Bahia, integrando o Governo do Estado e setor produtivo, foi o foco de um encontro entre o vice-governador João Leão, secretário do Planejamento, e as federações dos diversos setores da economia, dia 19, na Governadoria. Federação das Indústrias (Fieb), Federação da Agricultura (Faeb), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) vão compor um grupo de trabalho com as pastas estaduais do Planejamento, Desenvolvimento Econômico, Educação e Agricultura para viabilizar projetos no interior do estado. As informações foram analisadas pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento (Seplan).

As obras da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), no trecho entre Caetité e Barreiras, chamada de Fiol II, devem começar em setembro. Essa parte da ferrovia possui extensão de 485 km. A Fiol já foi licitada, e dia 2 de setembro deve ser assinado o contrato, quando está prevista o início da obra por Caetité. A expectativa é de que o trecho 1 da Fiol entre em operação em 2025, transportando mais de 18 milhões de toneladas de carga. Em 10 anos, esse volume deve mais que dobrar, superando os 50 milhões de toneladas em 2035.

O Índice de Movimentação Econômica de Salvador (IMEC-SSA) expandiu 3,5%, em maio de 2021, na comparação com o mês imediatamente anterior (série com ajuste sazonal), após crescer de 6,3% em abril de 2021. Essa é a segunda taxa positiva consecutiva, acumulando alta de 10,0% recuperando boa parte da perda acumulada registrada entre fevereiro e março (12,0%).

Seguindo a mesma trajetória, o indicador avançou 30,9% quando comparado com o mês de maio de 2020. Nos cinco primeiros meses do ano, já acumula alta de 0,9%, e nos últimos 12 meses acumula queda de 19,3%.

A Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia (Fapesb), em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), promove evento de lançamento na próxima terça-feira (27), da segunda edição do Centelha. Na nova edição, R$ 3 milhões serão investidos, distribuídos para 50 empreendimentos. Este tipo de investimento pode gerar novos postos de trabalhos, empresas de base tecnológica consolidadas, além de produtos, serviços e processos quem venham melhorar a qualidade de vida da sociedade e contribuir para o avanço econômico do Estado.

Os detalhamentos dos setores, destacando alguns fatores que podem afetar as atividades de cada um, podem ser acessados no boletim completo no site da SEI clicando aqui!