• SEIColab
  • SEIGEO
  • Infovis

Um total de R$ 8,646 bilhões em investimentos em novos parques eólicos está previsto para os municípios de Casa Nova, Morro do Chapéu, Macururé e Várzea Nova, nos próximos três anos

Um total de R$ 8,646 bilhões em investimentos em novos parques eólicos está previsto para os municípios de Casa Nova, Morro do Chapéu, Macururé e Várzea Nova, nos próximos três anos. Esse é o total de recursos que a empresa Casa dos Ventos pretende investir, de acordo com os protocolos de investimentos assinados dia 14/07, com o governo da Bahia por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE). As informações foram analisadas pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento (Seplan).

O Estado conta atualmente com 196 parques eólicos em operação, que tem 4.974 Megawatt (MW) de capacidade instalada, geração de 1.402 Gigawatt-hora (GWh) por mês e capacidade para abastecer cerca de 11 milhões de residências, favorecendo 35 milhões de pessoas.

 

Em maio, o volume do setor de serviços na Bahia teve aumento expressivo na comparação com o mês anterior (8,6%), na série com ajuste sazonal, após a variação negativa de março para abril (-0,7%). Foi um desempenho bem melhor que o do país como um todo (o crescimento foi de 1,2%) e o segundo maior avanço dentre as unidades da Federação, abaixo apenas do registrado em Alagoas (10,0%). Foi também o maior crescimento do volume dos serviços na Bahia, para um mês de maio, desde o início da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE, em 2011.

Em maio de 2021, o índice de atividades turísticas na Bahia, teve crescimento de 52,6% frente ao mês anterior. A expansão observada na Bahia foi marcada, principalmente, pela flexibilização na abertura das praias, em algumas cidades. Essa medida contribuiu para a atração e movimentação de turistas no estado. Esse avanço recente recupera boa parte da queda de 3,1% observada em abril último, mês em que houve mais limitações ao funcionamento de estabelecimentos considerados não essenciais. Contudo, o segmento de turismo, em âmbito nacional, ainda necessita crescer 53,1% para retornar ao patamar de fevereiro de 2020.

O Indicador de Confiança do Empresariado Baiano (Iceb), índice que avalia as expectativas do setor produtivo do estado, calculado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), apresentou, em junho, um quadro de maior confiança comparativamente ao observado no mês anterior. Com este aumento, o terceiro após três quedas mensais consecutivas, o pessimismo recuou novamente e a confiança empresarial se manteve na trilha de recuperação – entretanto, em magnitude ainda insuficiente para suplantar a perda constatada ao longo do primeiro trimestre deste ano.

A SDE em parceria com a BahiaInveste apresentou dia 16/07, o Projeto de Concessão da Central de Abastecimento de Salvador (Ceasa) para permissionários do equipamento público. O objetivo do roadshow foi de esclarecer dúvidas referentes ao projeto e às minutas de edital e contrato propostos para a concessão e apresentar aos interessados partes importantes da modelagem do projeto. A licitação está prevista para ocorrer ainda este ano.

Os detalhamentos dos setores, destacando alguns fatores que podem afetar as atividades de cada um, podem ser acessados no boletim completo no site da SEI clicando aqui!

 

 

 

 

Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia
Av. Luiz Viana Filho, 4ª Av., nº 435, 2ª andar, CAB, Salvador, Bahia
CEP 41.745-002
Telefone: (71) 3115-4733
Assessoria de Comunicação: 71 3115-4748 / 99708-0782

Localização

OGE - Ouvidoria Geral do Estado
3ª Avenida, nº 390, Plataforma IV, 2º andar, Sala 208, CAB, Salvador, Bahia
CEP 41.745-005
Telefone: (71) 3115-6454
Horário de funcionamento: 8h às 18h

Localização

Exerça sua cidadania. Fale com a Ouvidoria.

Free Joomla! templates by Engine Templates