O setor mineral baiano vai registrar um aumento de mais de 53% em sua produção no primeiro semestre de 2021; A exportação de produtos do agronegócio da Bahia avançou 27,3% em maio; Em abril de 2021, o Índice de Movimentação Econômica de Salvador (Imec-SSA

Segundo a Agência Nacional de Mineração (ANM) o setor mineral baiano vai registrar um aumento de mais de 53% em sua produção no primeiro semestre de 2021, em relação ao mesmo período de 2020. Estes dados serão utilizados para um balanço do primeiro semestre da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM). As informações foram analisadas pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento (Seplan).

A produção mineral bruta comercializada passou de R$ 3,7 bilhões, ante R$ 2,7 bilhões no período de 2020. O resultado coloca a Bahia em terceiro lugar no ranking nacional dos maiores produtores minerais, ficando atrás apenas de Minas Gerais e Pará. O bom resultado também representa um incremento de receitas para os municípios com produção mineral, que recebem 60% da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM), a contribuição paga pelas mineradoras.

A exportação de produtos do agronegócio da Bahia avançou 27,3% em maio ante o mesmo mês do ano passado, - valor recorde desde novembro/20 - a US$ 418,7 milhões, com a forte demanda da China liderando os embarques baianos. O maior impulso para a marca foi o aumento das cotações das commodities, já que o avanço do índice de preços médios chegou a 20,3% no mês, enquanto o crescimento do indicador de quantum foi de 5,7%. O setor respondeu por 46,4% das exportações baianas no ano até maio.

Em abril de 2021, o Índice de Movimentação Econômica de Salvador (Imec-SSA) calculado pela SEI, expandiu 5,3%, na comparação com o mês imediatamente anterior (série com ajuste sazonal), após contabilizar retração de 7,4% em março de 2021. Essa é a segunda taxa positiva registrada pelo indicador em 2021, recuperando parte da perda registrada no mês anterior. Cabe destacar que o mês de abril do ano corrente foi marcado pelo retorno escalonado das atividades econômicas na capital baiana.

Investimentos previstos em mais de R$ 3,7 bilhões serão aplicados nas implantações de seis unidades industriais em cinco municípios baianos. Juntas, as empresas devem gerar mais de 3,9 mil empregos indiretos durante a fase de construção. Os protocolos de intenções foram assinados na Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Na fase de operação serão criados 520 novos postos de trabalho.

Os detalhamentos dos setores, destacando alguns fatores que podem afetar as atividades de cada um, podem ser acessados no boletim completo no site da SEI clicando aqui!

Assessoria de Comunicação: 71 3115-4748 / 99708-0782