O PIB do agronegócio baiano apontou crescimento de 4% no primeiro trimestre de 2021; A redução de arrecadação de ICMS nos setores com atividades aquecidas pelo São João, impactados pela pandemia, deverá ser da ordem de R$ 79 milhões; A Ford vai ressarcir

O PIB do agronegócio baiano, calculado e divulgado dia 17 pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), apontou crescimento de 4% no primeiro trimestre de 2021, na comparação com o mesmo trimestre de 2020. Os destaques são os preços da soja, com crescimento de quase 90%; algodão (+69,%); café (+20% em média); mamão (+120%); boi (+53%).

Estudo da SEI, em parceria com as secretarias de Turismo (Setur), Cultura (Secult) e a Bahiatursa, revelaram que a redução de arrecadação de ICMS nos setores com atividades aquecidas pelo São João, impactados pela pandemia, deverá ser da ordem de R$ 79 milhões. Este volume não pode ser atribuído exclusivamente ao cancelamento do São João, mas influenciado também por este fato.

O estudo também afirma que no estado, 1.476.600 pessoas deixarão de viajar para municípios do interior baiano no período dos festejos juninos esse ano, devido ao cancelamento do São João por causa da pandemia da Covid-19.

A Ford vai ressarcir o governo da Bahia em R$ 2,5 bilhões pelo encerramento da produção de automóveis no Polo de Camaçari. O acordo deve ser anunciado nos próximos dias, segundo divulgou o jornal O Globo.

O governo da Bahia vinha demonstrando a intenção de cobrar pelos benefícios fiscais concedidos nos últimos 20 anos e também por perdas futuras. Pelos cálculos do governo do estado, a conta passaria de R$ 4 bilhões. Fiscais do Estado já estavam iniciando a fiscalização e intimando a empresa.

A Barry Callebaut Indústria e Comércio de Produtos Alimentícios assinou dia 16/06, um protocolo de intenções com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE). A empresa pretende investir R$ 121 milhões nas suas duas unidades produtivas, uma no Distrito Industrial de Itabuna e outra no Distrito Industrial de Ilhéus.

A empresa pretende realizar a modernização e ampliação da produção de ambas as unidades, gerando assim mais 86 empregos. Atualmente a empresa já conta com 1.065 colaboradores, e produz cacau em pó, manteiga, líquor e torta de cacau.

Os detalhamentos dos setores, destacando alguns fatores que podem afetar as atividades de cada um, podem ser acessados no boletim completo no site da SEI clicando aqui!