• SEIColab
  • SEIGEO
  • Infovis

SEI promove evento para lançamento de revista sobre Big Data e Políticas públicas

A Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento, lançará para o público, em evento online, nesta sexta-feira (4), a revista Bahia Análise & Dados com o tema Big Data e Políticas Públicas.

Hoje testemunhamos a crescente difusão de ferramentas e sistemas capazes de captar, tratar e analisar grandes volumes de informações, muitas vezes geradas em tempo real e de forma interativa, como nas redes sociais. Objetivo do evento é lançar a publicação que visa provocar e contribuir para o debate sobre o uso dessas ferramentas na esfera pública. O contexto em que vivemos, com a emergência da pandemia do novo coronavírus, torna ainda mais urgente a incorporação do big data nos estudos e ações governamentais para prevenção de novas infecções, identificando padrões de comportamento tanto do vírus quanto das pessoas.

No primeiro momento do evento, Gabriel Barbosa, especialista em Produção de Informações da SEI e membro da Coordenação Editorial da revista fará o lançamento da mesma, apresentando os pontos e artigos abordados. Na sequência, Paulo Canas, professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), palestrará sobre big data e políticas públicas em tempos de pandemia.

A programação conta ainda com a presença do entrevistado desta edição da revista, Wilson da Silva Gomes, professor doutor da UFBA, sobre aspectos relacionados ao uso de inteligência artificial e de grandes volumes de dados e sua influência em comportamentos e decisões. A entrevista discute também se as redes sociais já estão comandando a vida das pessoas por meio de mensagens cifradas e direcionadas a grupos focais utilizando inteligência artificial e big data.

Por diversas razões, inclusive por conta dos reflexos da covid-19 na sociedade global, o tema desta edição da Bahia Análise & Dados assume grande relevância e atualidade ao associar big data a políticas públicas e ao confirmar os aprendizados e autoaprendizados dos mecanismos de inteligência artificial em suas múltiplas possibilidades.

Além disso, as questões aqui abordadas revelam as faces e os riscos dos processos de comunicação em massa influenciando comportamentos e determinando cenários incertos.

O evento ocorrerá na plataforma de streaming YouTube, da SEI Bahia, das 10h às 12h.

Para participar acesse o link!

 

Curta, acompanhe e compartilhe: Instagram: https://www.instagram.com/seibahia/ 

Twitter https://twitter.com/seibahia –Facebook: https://www.facebook.com/SeiBahia

Fonte: Ascom/SEI

 

Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia
Av. Luiz Viana Filho, 4ª Av., nº 435, 2ª andar, CAB, Salvador, Bahia
CEP 41.745-002
Telefone: (71) 3115-4733

Localização

OGE - Ouvidoria Geral do Estado
3ª Avenida, nº 390, Plataforma IV, 2º andar, Sala 208, CAB, Salvador, Bahia
CEP 41.745-005
Telefone: (71) 3115-6454
Horário de funcionamento: 8h às 18h

Localização

Exerça sua cidadania. Fale com a Ouvidoria.

Free Joomla! templates by Engine Templates