Receita de ICMS subiu 2,9% na Bahia nos últimos 12 meses; Conab aponta uma produção de 10,7 milhões de t. de grãos para o Estado; O Índice de Movimentação Econômica de Salvador (IMEC-SSA) retraiu 8,9%, em março de 2021; As commodities já respondem por mai

No primeiro quadrimestre de 2020, a receita de ICMS da Bahia subiu 2,9% na comparação interanual, 0,5 ponto percentual acima da inflação em 12 meses até abril. Neste ano a arrecadação com o imposto cresceu 20,9% em relação a 2020, ainda considerando de janeiro a abril. Contra 2019, a alta foi de 24,4%. As informações foram analisadas pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento (Seplan).

Apesar da alta, a Fazenda baiana diz que o crescimento da arrecadação em 2021 “não pode ser comemorado nem considerado ideal”, tendo em vista o fraco desempenho dos anos anteriores e o ambiente econômico ainda muito instável no país.

Os dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em seu oitavo levantamento, apontaram uma produção de 10,7 milhões de toneladas de grãos na Bahia para a safra 2020/2021, o que representa uma alta de 62% em relação ao ciclo 2019/2020.

Esse resultado amplia a expectativa de expansão da safra de grãos em 3,1 p.p. sobre o levantamento anterior. Novamente, as revisões das estimativas para as safras de soja e de milho exerceram o maior impacto sobre o resultado.

O Índice de Movimentação Econômica de Salvador (IMEC-SSA) calculado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), retraiu 8,9%, em março de 2021, na comparação com o mês imediatamente anterior (série com ajuste sazonal), após contabilizar retração de 3,6% em fevereiro de 2021. Essa é a segunda taxa negativa consecutiva registrada pelo indicador em 2021, acumulando uma perda em torno de 12%.

As commodities já respondem por mais de dois terços das exportações baianas. Nos quatro meses até abril, as vendas externas desses bens equivaleram a 83% do total exportado no período, num cenário marcado pela alta significativa dos preços desses produtos, devido à força da demanda externa, especialmente da China e dos EUA.

A petroquímica Unigel, maior produtora de acrílicos e estirênicos da América Latina, arrendatária junto à Petrobrás da fábrica de fertilizantes (Fafen) da Bahia, deve voltar a produzir fertilizantes nitrogenados ainda neste trimestre, antes do início da safra agrícola. A Unigel está “cautelosamente otimista” em relação aos negócios no segundo semestre, em particular no Brasil. A continuidade de crescimento do agronegócio e o início de recuperação da indústria sustentam a perspectiva mais positiva.

Os detalhamentos dos setores, destacando alguns fatores que podem afetar as atividades de cada um, podem ser acessados no boletim completo no site da SEI clicando aqui!