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Comércio Varejista baiano tem queda de 0,8% em março; A Petrobrás assina contrato de venda de termelétricas em Camaçari; Entrou em operação o Complexo Eólico Folha Larga Norte, que suprirá demanda energética da Braskem

As vendas no comércio varejista baiano registraram em março de 2021 recuo de 0,8%, em relação a igual mês do ano anterior. No cenário nacional, a expansão nos negócios foi de 2,4%, na mesma base de comparação. Em relação ao mês imediatamente anterior, as vendas no Estado da Bahia recuaram 7,2%. No trimestre, as taxas no Estado e no país foram negativas em 2,9% e 0,6%, respectivamente. As informações foram analisadas pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento (Seplan).

A intensidade no recuo das vendas do varejo baiano em março na análise sazonal é resultado das medidas restritivas adotadas com mais intensidade no estado para conter o avanço do coronavírus, assim como da falta do auxílio emergencial que tem peso significativo no estado. Outros aspectos a influenciarem as vendas foram as pressões inflacionárias e a queda da confiança do consumidor.

A Petrobras assinou com a São Francisco Energia, subsidiária da Global Participações em Energia, um contrato de R$ 95 milhões para a venda das três usinas termelétricas movidas a óleo combustível em Camaçari, na região metropolitana de Salvador (RMS). As termelétricas do Polo Camaçari englobam as usinas Arembepe, Bahia 1 e Muricy, com potência total instalada de 329 megawatts (MW).

A Braskem está dando um importante passo rumo a uma atuação ainda mais sustentável. O parque de energia eólica que vai fornecer energia renovável para a empresa pelos próximos 20 anos entrou em operação nesta semana. A EDF Renewables iniciou a operação do Complexo Eólico Folha Larga Norte, situado em Campo Formoso (BA), que suprirá demanda energética da petroquímica baiana. Com um investimento total de R$ 1,5 bilhão e 344 MW de capacidade instalada, Folha Larga Norte fornecerá energia renovável suficiente para abastecer 850 mil lares – quase uma cidade como Salvador.

A falta de investimentos concretos da concessionária VLI nos 1.800 km da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) que se encontram na Bahia, levou a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) a classificar os trechos baianos como ruins ou péssimos, em documentos apresentados para a audiência pública.  A ferrovia tem sido tema de discussão entre a concessionária, que quer operar a FCA por mais 30 anos, e setores do governo e empresariado baiano, que questionam o desmonte do trecho baiano. 

 Os detalhamentos dos setores, destacando alguns fatores que podem afetar as atividades de cada um, podem ser acessados no boletim completo no site da SEI clicando aqui!

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