Governo do Estado assinou 37 protocolos de intenções de investimento no 1º trimestre; Fundo soberano dos Emirados Árabes Unidos, Mubadala, está em negociações para compra da Braskem.

O Governo do Estado assinou, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), no primeiro trimestre, 37 protocolos de intenções, com previsão de investimentos de R$ 5,2 bilhões e a geração de 2,2 mil empregos diretos e 3 mil indiretos. 86% deles tem previsão de se instalar no interior do Estado, onde a grande parte do investimento será aplicado, mais de R$ 4,8 bilhões, criando 1,8 mil empregos diretos. As informações foram analisadas pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento (Seplan).

O segmento de Eletricidade e Gás (Energias Renováveis) é o que mais contribuirá para a interiorização do desenvolvimento, que beneficia 42 municípios baianos, principalmente na região semiárida do estado.

Dos R$ 5,2 bilhões de protocolos assinados este ano, R$ 4,5 bi são de energias renováveis. São 14 projetos de energia eólica, que preveem se instalar em Xique-Xique e Itaguaçu da Bahia. E seis de energia solar em Juazeiro. Juntos, os parques vão gerar 2,5 mil empregos indiretos durante a construção das usinas.

O fundo soberano dos Emirados Árabes Unidos, Mubadala, está decidido a se tornar um player na economia baiana. Segundo informa o site Bahia Econômica, após comprar a RLAM – Refinaria Landulpho Alves por com uma oferta de 1,65 bilhão de dólares, o Mubadala está em negociações para a compra Braskem, colocada à venda pela Novonor, antiga Odebrecht. Estima-se que o fundo árabe esteja disposto a pagar cerca  R$ 7 bilhões por 50.1 do capital votante da empresa.

Os detalhamentos dos setores, destacando alguns fatores que podem afetar as atividades de cada um, podem ser acessados no boletim completo no site da SEI clicando aqui!

Assessoria de Comunicação: 71 3115-4748 / 99708-0782