Homenagem da SEI à sua primeira bibliotecária e criadora da Biblioteca Rômulo Almeida, Nelcy Leal

No Dia do Bibliotecário, a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) homenageia Maria Nelcy de Mendonça Leal, a primeira bibliotecária da Biblioteca Rômulo Almeida, órgão que ajudou a criar e que dirigiu por muitos anos.

A sua gestão se destacou em aspectos como a formação de um acervo quantitativa e qualitativamente importante, a inovação e o intercâmbio internacional de informações, tendo se tornado uma fonte de consulta fundamental tanto para ações governamentais quanto para a sociedade como um todo.

Tendo se formado na primeira turma do curso de Biblioteconomia da UFBA, também exerceu a presidência do Conselho Regional de Biblioteconomia, entre outros cargos.

Maria Nelcy deixou um legado precioso e inspirador, tanto para a SEI quanto para a comunidade da Ciência da Informação, através das suas realizações, do seu protagonismo feminino e de diversas outras ações à frente da sua época. E manteve firme o desafio de dar-lhe continuidade, de atualizá-lo, de transformá-lo e de elevá-lo a novos patamares de utilidade para os seus usuários.

Se o paraíso for como imaginou o grande escritor Jorge Luis Borges, ela deve estar muito bem recompensada – e feliz – lá!

“Sempre imaginei o paraíso como uma grande biblioteca.”
 (Jorge Luis Borges)

Nelcy Mendonça Leal (21/12/1921-09/07/2018)
*Este ano ela faria 100 anos*

Assista ao vídeo,Clicando Aqui!