• SEIColab
  • SEIGEO
  • Infovis

Secretário Walter Pinheiro lamenta a morte do ex-governador Roberto Santos

O secretário estadual do Planejamento, Walter Pinheiro, juntamente com Jorgete Costa, diretora-geral da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), e os colaboradores da Seplan e SEI , lamentam, profundamente, a morte do ex-governador, médico, cientista e professor Roberto Santos. 

“O ex-governador Roberto Santos nos deixa um legado importante construído ao longo de sua vida e que vai permanecer vivo em nossa memória. Além de governador, Dr. Roberto Santos foi médico, professor, cientista, ministro e deputado federal. Inclusive trabalhamos juntos na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara de Deputados, quando fui incentivado por ele a militar em prol desta importante área para o desenvolvimento do nosso estado. Perdemos um dos mais importantes atores políticos do país, mas que deu importantes contribuições ao mundo da ciência e da educação”, destacou o secretário Walter Pinheiro.

Nascido em Salvador no dia 15 de setembro de 1926, Roberto Figueira Santos era médico formado pela Universidade Federal da Bahia (Ufba). Um dos principais defensores da ciência, da tecnologia e da inovação como ferramentas capazes de transformar a vida em sociedade, ele foi governador do estado entre os anos de 1975 a 1979, quando, no seu último ano de governo, inaugurou o primeiro Museu de Ciência e Tecnologia da América Latina com o objetivo de difundir o conhecimento técnico-científico através de uma composição museográfica simples, didática e contextualizada. 

Ao longo do governo Sarney, ele foi presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) entre os anos de 85-86, Ministro da Saúde entre 86-87 e representante do Brasil no Conselho Diretor da Organização Mundial da Saúde (OMS), na Suíça, entre 87-90. Já nos anos 90, em 1994 foi eleito deputado federal e se aposentou das atividades realizadas na Universidade Federal da Bahia. Roberto Santos ainda era Membro da Academia Baiana de Letras e da Academia Nacional de Medicina.

Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia
Av. Luiz Viana Filho, 4ª Av., nº 435, 2ª andar, CAB, Salvador, Bahia
CEP 41.745-002
Telefone: (71) 3115-4733

Localização

OGE - Ouvidoria Geral do Estado
3ª Avenida, nº 390, Plataforma IV, 2º andar, Sala 208, CAB, Salvador, Bahia
CEP 41.745-005
Telefone: (71) 3115-6454
Horário de funcionamento: 8h às 18h

Localização

Exerça sua cidadania. Fale com a Ouvidoria.

Free Joomla! templates by Engine Templates