Produção Industrial baiana recuou 5,3% em 2020

Em dezembro de 2020, a produção industrial (de transformação e extrativa mineral) da Bahia, ajustada sazonalmente, recuou 4% frente ao mês imediatamente anterior, após taxas de 0% e 4,5%, respectivamente, em outubro e novembro de 2020. Na comparação com igual mês do ano anterior, a indústria baiana assinalou crescimento de 0,4%, a segunda taxa positiva nessa comparação. No acumulado do ano, a indústria registrou queda de 5,3%, em relação ao mesmo período do ano anterior. As informações, divulgadas nesta terça-feira (09), fazem parte da Pesquisa Industrial Mensal (PIM) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sistematizadas e analisadas pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento (Seplan).

No confronto de dezembro de 2020 com igual mês do ano anterior, quando a indústria baiana apresentou crescimento de 0,4%, seis das 12 atividades pesquisadas, assinalando aumento da produção. A principal contribuição positiva foi de Produtos químicos (30%), influenciada, principalmente, pela maior fabricação de etileno não saturado, xileno, propeno não saturado, benzeno e polietileno de alta densidade. Outros setores que apresentaram resultados positivos foram: Metalurgia (42,3%), Celulose, papel e produtos de papel (8,5%), Couro, artigos para viagem e calçados (14,5%), Produtos de borracha e material plástico (7,6%) e Bebidas (11,0%). O setor de Derivados de petróleo (-11,2%) apresentou a principal influência negativa no período, explicada, especialmente, pela menor fabricação óleo diesel e óleos combustíveis. Outros resultados negativos no indicador foram observados nos segmentos de Produtos alimentícios (-16,0%), Veículos (-9,8%), Extrativas (-7,2%), Produtos minerais não metálicos (-3,8%) e Equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (-15,1%).

Análise trimestral

No quarto trimestre de 2020, comparado com o mesmo período do ano anterior, a indústria baiana assinalou queda de 2,0% após declínios de 20,9% e 4,3%, respectivamente, no segundo e terceiro trimestres de 2020. A redução na intensidade de perda observada no total da produção industrial na passagem do terceiro para o quarto trimestre de 2020 foi explicada, principalmente, pelo ganho de ritmo dos setores de Couros, artigos para viagem e calçados, de -20,6% para 6,4%, Produtos químicos, de 6,8% para 29,3%, Celulose, papel e produtos de papel, de 1,2% para 7,6% e Metalurgia, de -45,1% para -0,7%.

Para conferir o boletim completo clique aqui!