• SEIColab
  • SEIGEO
  • Infovis

Mineração e Comércio apontam dados positivos em meio à pandemia

O potencial mineral da Bahia foi destaque nacional em relação à produção e exclusividade de minerais. Em 11 tipos minerais diferentes, a Bahia liderou o ranking de produção dos estados, dos quais três são exclusivos da Bahia, com crescimento de 62% na produção mineral comercializada em relação a 2019. As informações foram analisadas pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento (Seplan).

De acordo com a Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) na base de dados da Agência Nacional de Mineração (ANM), em 2020, a Bahia foi a única produtora nacional de cromita, vanádio e urânio. Os primeiros materiais são matéria-prima em ligas de ferro e aço que depois serão usadas pela indústria. Já o urânio é enriquecido e utilizado nas usinas nucleares brasileiras. Na lista dos minerais que a Bahia produziu mais que os outros estados estão: granulito (brita), talco, magnesita, diamante, mármore, quartzo e salgema. A Bahia figura ainda na lista de cinco maiores com segunda maior produção de níquel, terceira em cobre e fosfato, quarta em ouro e ferro e quinta em água mineral e gnaisse.

Em relação ao comércio, o Mercado do Rio Vermelho, “Ceasinha”, se reinventou. Apesar da pandemia, os números mostraram que o movimento cresceu ao longo dos meses de 2020. De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), de maio a dezembro, mais de 732 mil pessoas passaram pelo equipamento, sendo que no último mês do ano houve recorde em público, com 158 mil consumidores circulando no local. No dia 30 de dezembro o número de clientes chegou a 11,7 mil. Esse movimento segue no início de 2021. O mês de janeiro encerrou com uma média mensal de 120 mil consumidores.

Os detalhamentos dos setores, destacando alguns fatores que podem afetar as atividades de cada um, podem ser acessados no boletim completo no site da SEI clicando aqui!

 

Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia
Av. Luiz Viana Filho, 4ª Av., nº 435, 2ª andar, CAB, Salvador, Bahia
CEP 41.745-002
Telefone: (71) 3115-4733

Localização

OGE - Ouvidoria Geral do Estado
3ª Avenida, nº 390, Plataforma IV, 2º andar, Sala 208, CAB, Salvador, Bahia
CEP 41.745-005
Telefone: (71) 3115-6454
Horário de funcionamento: 8h às 18h

Localização

Exerça sua cidadania. Fale com a Ouvidoria.

Free Joomla! templates by Engine Templates