Resultados de novembro sinalizam um crescimento mais modesto da atividade econômica no quarto trimestre do ano de 2020

As pesquisas mensais do IBGE, referentes ao mês de novembro para a Bahia, sistematizadas e analisadas pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), mostraram um crescimento moderado da atividade econômica, apresentando resultados mais modestos que outubro e que podem estar associados ao aumento dos casos Covid-19 e das medidas de restrição das autoridades sanitárias voltadas especialmente para o setor de serviços como bares e restaurantes e lazer, resultando em um crescimento mais modesto da atividade econômica no quarto trimestre do ano.

Passando ao largo dessa conjuntura adversa, o décimo segundo Levantamento Sistemático da Produção Agrícola, realizado pelo IBGE, relativo a dezembro do ano passado, confirmou a produção baiana de 10 milhões de toneladas de cereais, oleaginosas e leguminosas em 2020, o que representou uma expansão de 21,5% na comparação com 2019 – o melhor resultado da série histórica da pesquisa.

As exportações baianas se beneficiaram do boom da produção agrícola e do apetite chinês, e registraram mesmo num cenário de fraca demanda internacional, impactada pela pandemia de Covid-19, um 2020 acima do esperado, fechando o ano com uma retração de 4,2%, frente ao ano anterior, alcançando US$ 7,83 bilhões. A queda foi inferior ao registrado no âmbito nacional, que decresceu 7%.

A semana, entretanto, foi marcada pelo encerramento das atividades da fábrica da Ford em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), e suas possíveis consequências na cadeia produtiva que atua em torno da fábrica, que pode gerar uma perda de cerca R$ 5 bilhões na economia baiana, valor equivalente a 2% do PIB estadual. Este é o valor estimado de movimentação financeira direta e indireta gerada pelo Complexo Ford, de acordo com estudo realizado em 2019 pela SEI.

Os detalhamentos dos setores, destacando alguns fatores que podem afetar as atividades de cada um, podem ser acessados no boletim completo no site da SEI clicando aqui!