Aumento de casos da covid-19 pode afetar a recuperação da economia baiana

A economia baiana iniciou o quarto trimestre do ano de maneira animadora com base nos dados das pesquisas mensais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) referentes ao mês de outubro, sistematizadas e analisadas pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI).

O destaque mais uma vez foi o comércio varejista que vem registrando crescimento consecutivo nas duas comparações: em relação ao mês anterior e ao ano de 2019.

Com dados positivos nas séries com ajuste sazonal em outros setores como indústria, serviços e turismo, pode-se, portanto concluir que a Bahia mantém o ritmo de recuperação econômica iniciado em julho.

Com os devidos cuidados na avaliação, que tratam o atual cenário como uma retomada, não como uma aceleração, os dois últimos meses do ano podem sofrer uma reversão nesta tendência, diante do aumento dos casos de Covid-19 e das medidas de restrição adotadas pelas autoridades sanitárias e voltadas especialmente para o setor de serviços como bares e restaurantes e lazer, resultando em um crescimento mais modesto da atividade econômica no quarto trimestre do ano.

Os detalhamentos dos setores, destacando alguns fatores que podem afetar as atividades de cada um, podem ser acessados no boletim completo no site da SEI clicando aqui!