Projeções de queda no PIB Baiano em 2020 é reduzida

Após a divulgação dos dados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento do PIB Baiano no terceiro trimestre de 2020, com um crescimento de 4,7% (comparado ao segundo trimestre de 2020), na série com ajuste sazonal, a atividade econômica mostra uma recuperação, mesmo sobre uma base deprimida como foi o segundo trimestre. Com isso, as projeções para queda da atividade econômica no Estado este ano recuaram para -3,7%, bem inferior às previsões feitas após o segundo trimestre, que variavam no intervalo de -6,5% a -5,5%.

Esse cenário contempla que as perspectivas para o quarto trimestre do ano em curso é de um crescimento modesto em relação ao terceiro e ainda negativo comparado ao mesmo período de 2019, mas com uma despiora, caso a pandemia não se agrave.

Os dados sobre a atividade econômica do estado revelam que a melhora não foi mais acentuada devido à desaceleração do setor de serviços que representam quase 70% do PIB baiano. Este foi o terceiro trimestre consecutivo com retração neste setor, que sofreu mais porque foi paralisado temporariamente mais rápido.

Com diversos tipos de negócios e necessidade de investimentos mais baixos, o setor de serviços é o que mais sofre com a restrição das atividades, comparado às empresas que trabalham com produtos. O setor é caracterizado por atividades bastante heterogêneas e é considerado o de maior empregabilidade tanto no estado quanto no país.

Os detalhamentos dos setores, destacando alguns fatores que podem afetar as atividades de cada um, podem ser acessados no boletim completo no site da SEI clicando aqui!