Pesquisas confirmam a recuperação da economia baiana no 3° trimestre do ano

Os resultados do setor de comércio, cujo volume de vendas na Bahia reagiu muito bem ao processo de reabertura das atividades econômicas crescendo 8,5%; o setor de serviços que vem retomando de forma gradual as atividades, e acusou incremento de (3,0%); além das atividades turísticas, principalmente, transporte aéreo de passageiros, restaurantes e hotéis, fazendo o setor registrar crescimento de (48,4%), ratificam a recuperação da economia baiana no terceiro trimestre, e podem se estender para o último trimestre, caso as condições sigam favoráveis e não ocorra a segunda onda de contágio em relação ao controle da pandemia do coronavírus no país. As informações foram analisadas pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento (Seplan).

Todos os indicadores apontados foram apurados por pesquisas mensais do IBGE, referentes a agosto, e que foram divulgados agora em outubro, e apontam para uma recuperação do ritmo da atividade econômica no Estado. O ambiente positivo com cautela deve prevalecer nas expectativas para o 4º trimestre, em função da taxa de desemprego permanecer alta e a retomada não ter acontecido de forma homogênea.

Os detalhamentos dos setores, destacando alguns fatores que podem afetar as atividades de cada um, podem ser acessados no boletim completo no site da SEI clicando aqui!