Já está disponível o Boletim de Conjuntura do Mercado de Trabalho do segundo trimestre de 2020

O Brasil – mas não somente – exibiu um cenário aflitivo no segundo trimestre deste ano. A crise atual foi catalisada pela expansão exponencial do novo coronavírus em território brasileiro. Sem menosprezar os impactos, é preciso compreender que a pandemia agravou um quadro previamente fragilizado e marcado por um processo lento de recuperação. Essa foi uma das observações trazidas pelo mais recente Boletim de Conjuntura do Mercado de Trabalho disponibilizado no sítio eletrônico da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI).

Diante provavelmente da maior adversidade sanitária da história do país, com repercussões econômicas e sociais de magnitudes ainda não totalmente conhecidas, os principais indicadores da atividade produtiva e do emprego no trimestre mais recente acabaram por denunciar retrocessos nunca antes vistos num curto espaço de tempo. O texto também alertar o leitor sobre o fato de que, com o problema sanitário longe de uma solução definitiva e um ambiente ainda permeado por alta imprevisibilidade, não há outra compreensão senão a de que o ritmo de qualquer restabelecimento se encontra bastante incerto nesse momento.

Baseado nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC), as análises contidas no referido boletim apontam que a realidade laboral local no segundo trimestre deste ano se revelou prejudicada, repercutindo em grande medida a catástrofe desencadeada pela pandemia do novo coronavírus. Além do mais, fica implícito ao longo do texto que o nível pré-crise 2015-2016, nunca reestabelecido, tornou-se um horizonte bem mais distante a partir do instante em que o mercado de trabalho, passa por essa nova crise.

O Boletim de Conjuntura do Mercado de Trabalho referente ao segundo trimestre de 2020 pode ser acessado clicando aqui.