• SEIColab
  • SEIGEO
  • Infovis

Setor da Saúde representa 6,8% do PIB da Bahia

O setor da Saúde representou 6,8% do Produto Interno Bruto da Bahia em 2018, de acordo com dados divulgados nesta quinta-feira (26) pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), órgão vinculado à Secretaria do Planejamento (Seplan). A SEI também informa que entre 2010 e 2019 houve crescimento de 37% de estabelecimentos que prestam serviços de saúde, sejam eles públicos ou privados.

“A SEI, mais uma vez, presta um importante serviço para a sociedade, com a sistematização desses dados da Saúde. São informações que comprovam a prioridade que o Governo do Estado tem dado a esse importante segmento, uma vez que sua representatividade é bem superior àquela apresentada a nível federal, com apenas 4,9% do PIB do país”, ressalta o secretário estadual do Planejamento, Walter Pinheiro.

Para o secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, a pesquisa da SEI traz uma contribuição significativa para que a gestão do setor seja cada vez mais aprimorada. “A pesquisa revela, por exemplo, a ampliação de estabelecimentos de Saúde na Bahia, que saiu de 12.802 em 2010 para 17.556 até setembro de 2019, considerando o setor público e o privado. Isso demonstra o forte investimento estadual na construção de novos hospitais, policlínicas regionais e unidades básicas de saúde”, destacou Vilas-Boas.

O estudo da SEI ainda revela que em 2018 haviam 114.522 pessoas ocupadas nas atividades associadas ao segmento de Saúde, representando 15% de todos os empregos formais do setor de serviços. “Importante ressaltar que os dados do Ministério do Trabalho/RAIS dizem respeito apenas àquelas ocupações relacionadas aos empregos com carteira de trabalho assinada, em 2017. Se considerarmos todas as ocupações no setor, isto é, tanto as ocupações associadas aos empregos com carteira quanto aquelas associadas às pessoas jurídicas e servidores estatutários, teríamos um número ainda maior de pessoas exercendo alguma atividade no setor”, revela a diretora-geral da SEI, Jorgete Costa. 

Estiveram presentes na reunião, Gustavo Pessoti, diretor de Estatísticas da SEI, com os técnicos, Antoniel Barros e Denis Veloso; o superintendente de Planejamento estratégico (SPE) da Seplan, Ranieri Muricy Barreto, acompanhado da técnica Patrícia Chame Dias; os assessores de Planejamento e Gestão (APG) da Sesab, Emanuele Barbosa e Tércio Farias; Paulo Studart, presidente da Federação Baiana de Saúde, Hospitais, Estabelecimentos e Serviços (Febase) e do Sindicato dos Laboratórios Clínicos e Patológicos do Estado da Bahia (Sindlab); representando a Associação de Hospitais e Serviços de Saúde do Estado da Bahia (HHSEB) estiveram presentes o presidente, Mauro Adan, e a superintendente, Maise Domenech.

Foto: Ascom/Sesab 

Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia
Av. Luiz Viana Filho, 4ª Av., nº 435, 2ª andar, CAB, Salvador, Bahia
CEP 41.745-002
Telefone: (71) 3115-4733

Localização

OGE - Ouvidoria Geral do Estado
3ª Avenida, nº 390, Plataforma IV, 2º andar, Sala 208, CAB, Salvador, Bahia
CEP 41.745-005
Telefone: (71) 3115-6454
Horário de funcionamento: 8h às 18h

Localização

Exerça sua cidadania. Fale com a Ouvidoria.

Free Joomla! templates by Engine Templates