• SEIColab
  • SEIGEO
  • Infovis

SEI avalia atividades econômicas no país e na Bahia

Para avaliar os resultados econômicos da economia baiana no primeiro trimestre de 2019, a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) realizou mais uma Reunião de Conjuntura Econômica. A reunião reuniu especialistas da Superintendência e Secretaria de Planejamento do Estado da Bahia (Seplan) para investigar as atividades econômicas no país e na Bahia. Com os resultados divulgados do PIB Brasil e Bahia, que registraram taxas de 0,5% e -0,5%, respectivamente, foram apresentados os cenários internacional e nacional e os indicadores de conjuntura relativos ao 1º trimestre de 2019.

O evento contou com a palestra do Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, Luiz Mário Ribeiro Vieira. Para Vieira, a incerteza ainda está presente na economia brasileira como mostra os Índices de Confiança do Consumidor e do Empresariado Brasileiro e Baiano. “As perspectivas ainda não são tão otimistas e revelam o impacto do consumo das famílias e dos investimentos. Diante desse quadro, o Governo Federal se dedica exclusivamente a reforma da Previdência, não implementando medidas econômicas para reduzir ou atenuar o elevado desemprego que atinge mais de 13 milhões de brasileiros”, avalia o especialista.

De acordo com Gustavo Pessoti, diretor de Indicadores e Estatística da SEI, diante do cenário adverso observado no mundo e no país, a economia baiana vem registrando resultados que podem ser um alento para os próximos trimestres, tais como a geração de emprego formal no interior do Estado e o crescimento da arrecadação de impostos e do FPE. “Foram gerados postos de trabalho em todos os segmentos no mês de abril, que vem se mantendo desde o início do ano. Mas apesar da queda da produção em alguns segmentos, como a agropecuária, mesmo assim projetamos uma expansão de 1,5% para esse ano”, analisa Pessoti.

Para ter acesso aapresentação, acesse: http://www.sei.ba.gov.br/images/conjuntura/cenario_jun_19.pdf

Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia
Av. Luiz Viana Filho, 4ª Av., nº 435, 2ª andar, CAB, Salvador, Bahia
CEP 41.745-002
Telefone: (71) 3115-4733
Assessoria de Comunicação: 71 3115-4748 / 99708-0782

Localização

OGE - Ouvidoria Geral do Estado
3ª Avenida, nº 390, Plataforma IV, 2º andar, Sala 208, CAB, Salvador, Bahia
CEP 41.745-005
Telefone: (71) 3115-6454
Horário de funcionamento: 8h às 18h

Localização

Exerça sua cidadania. Fale com a Ouvidoria.

Free Joomla! templates by Engine Templates