• SEIColab
  • SEIGEO
  • Infovis

PIB do agronegócio corresponde a quase ¼ da economia baiana

 

A Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia – SEI – divulga mais um trabalho da Economia Baiana; o PIB do Agronegócio baiano, calculado com base em experiências metodológicas propostas por autores com estudos já aplicados na Bahia, em outras unidades da federação e mesmo para a estimação do PIB do Agronegócio brasileiro. Os dados divulgados contemplam o período de 2012 a 2017.

 

O objetivo deste trabalho é trazer à sociedade baiana como um todo e, particularmente, aos segmentos voltados para o agronegócio, informações relativas à participação e contribuição desse grande agregado econômico para o desenvolvimento da economia estadual.

A importância desse indicador reside no fato de que, além de mostrar a dinâmica interna da agropecuária baiana, demonstra também as relações existentes entre a agropecuária e os demais segmentos da atividade econômica, ou seja, os encadeamentos da agropecuária a montante e a jusante. Desta forma, compreender essas relações e associar o desenvolvimento agropecuário com o crescimento do restante da economia, permite às diferentes instituições (governo, associações privadas, pesquisadores etc.) ter uma visão mais ampla do processo de geração de riqueza no mundo da agropecuária.

 

Os resultados obtidos no estudo apontam que, entre 2012 e 2017, o valor do PIB do Agronegócio baiano passou de R$ 41.076 milhões para R$ 60.770 milhões o que, em termos percentuais, mostra evolução de 22,5% para 23,5% do total do PIB baiano. Nesse mesmo período, os dados do PIB do Agronegócio brasileiro apontaram evolução de 19,4% para 21,59%, conforme se pode observar no gráfico a seguir.

 

 

Esse crescimento da participação do agronegócio no PIB baiano deveu-se, em grande medida, à evolução do setor da agropecuária, o qual vem tendo excelente desempenho nos últimos anos, favorecido, principalmente pela boa dinâmica de preços das commodities no mercado internacional e que tem relevância significativa na produção agrícola baiana.

 

 De acordo com a Secretária da SEAGRI, Andréa Mendonça, “estes dados mostram a importância do setor agropecuário para o estado, uma vez que participa no PIB estadual dentro dos três setores, primário na produção, secundário na industrialização de produtos agropecuários e no terciário, setor de serviços, com a geração de empregos, ressaltando a importância deles na condução das políticas públicas que contribuíram para este resultado”.

 Segundo o Diretor de Indicadores e Estatística da SEI, Gustavo Casseb Pessoti, a elaboração do PIB do Agronegócio reforça a importância da SEI na construção de metodologias relacionadas com as contas regionais do Brasil, destacando-se no sistema estatístico nacional como um dos poucos órgãos estaduais a divulgar estatísticas sobre o segmento. "A importância do agronegócio vai além do valor adicionado pelo arranjo produtivo ao PIB do Estado. A maior parte da dinâmica econômica de um grande conjunto de municípios do interior da Bahia está, direta ou indiretamente, relacionada com o desempenho desse agronegócio". Pessoti complementa: "agora, o cálculo do PIB agrícola está mais completo, pois além das informações gerais publicadas pelo IBGE, a SEI consegue realizar um panorama completo entre o agronegócio e a agricultura familiar, evidenciando a preocupação em medir uma atividade, não só para os grandes negócios, mas também para a pequena e média produção familiar da Bahia". 

Para André Urpia, Coordenador operação do Censo agropecuário do IBGE na Bahia, “a elaboração de um PIB do agronegócio vem complementar e detalhar informações de extrema relevância para o estado. Ao se utilizar de dados sobre o setor levantados pelo IBGE nos Censos Agropecuários e demais pesquisas econômicas, o projeto da SEI também se alinha com o nosso objetivo, de retratar cada vez melhor o Brasil e a Bahia." 


 

Related Articles

Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia
Av. Luiz Viana Filho, 4ª Av., nº 435, 2ª andar, CAB, Salvador, Bahia
CEP 41.745-002
Telefone: (71) 3115-4733

Localização

OGE - Ouvidoria Geral do Estado
3ª Avenida, nº 390, Plataforma IV, 2º andar, Sala 208, CAB, Salvador, Bahia
CEP 41.745-005
Telefone: (71) 3115-6454
Horário de funcionamento: 8h às 18h

Localização

Exerça sua cidadania. Fale com a Ouvidoria.

Free Joomla! templates by Engine Templates