• SEIColab
  • SEIGEO
  • Infovis

Representantes do Instituto Rômulo Almeida de Altos Estudos (IRAE) visitaram a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), nesta segunda-feira (22/04), para prospectar alternativas no processo de alienação do acervo intelectual do notável professor Rômulo Almeida. O material, sob a responsabilidade do IRAE, soma cerca de 20 caixas, incluindo objetos, livros e manuscritos que serão catalogados e avaliados pelo Instituto de Ciência da Informação (ICI/UFBA), com o apoio da Faculdade de Economia da UFBA e da SEI.  

A reunião contou com a participação do diretor-geral da SEI, José Acácio Ferreira, do assessor especial da Secretaria do Planejamento (Seplan), Alberto Valença, e do presidente do IRAE, Flávio Almeida,  além de Eduardo Almeida e Vinícius Almeida, filho e sobrinho do economista. Também participou a gestora da Biblioteca Rômulo Almeida/SEI, Eliana Marta Gomes, Gillian Leandro Lima, diretor do Instituto de Ciência da Informação (ICI/UFBA), e o professor Derek Tavares.    

"É uma honra para a SEI esta consulta no processo de gestão do acervo deixado pelo renomado Rômulo Almeida, nome de importância nacional para a história do Planejamento e que batiza a nossa biblioteca. Aguardamos a avaliação da UFBA sobre os materiais para que seja dada a destinação mais adequada", comentou o diretor-geral da SEI, José Acácio Ferreira. "No sentido de garantir a preservação da memória e do conhecimento deixado pelo economista, quanto aos documentos que estão sob responsabilidade da biblioteca da SEI, estamos executando um acordo de cooperação técnica com a Fundação Pedro Calmon, concluindo a digitalização das 251 obras raras que compõem o acervo da Biblioteca Rômulo Almeida, totalizando quase 40 mil páginas, incluindo as famosas Pastas Rosas", anunciou o diretor.

Rômulo Almeida notabilizou-se como pensador e agente do desenvolvimentismo, foi assessor econômico do último governo de Getúlio Vargas, participou da criação da Petrobras, da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene),  criou o plano embrionário da Eletrobrás e o Banco do Nordeste do Brasil, do qual se tornou o primeiro presidente. O economista inaugurou no Brasil o planejamento sistemático de nível estadual, como Secretário da Fazenda da Bahia, tendo projetado o Centro Industrial de Aratu, o Polo Petroquímico de Camaçari, o Porto de Aratu e a Companhia de Eletricidade da Bahia, bases da atual economia do Estado. Em 1955, criou e presidiu a Comissão de Planejamento Econômico (CPE), uma das instituições que deram origem à SEI.

Fotos: Luzia Luna/AscomSEI

Fonte: Ascom/SEI
Data: 22/04/2024

Está aberto, a partir desta segunda-feira (15/04), o processo seletivo para submissão de artigos científicos para a revista Bahia Análise & Dados (BA&D), v. 34, n. 2, com o tema Segurança pública: múltiplos olhares. O edital acaba de ser divulgado no site da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia – SEI (sei.ba.gov.br). O prazo-limite para envio de artigos é 15 de julho de 2024 através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Em face do recrudescimento da violência em suas múltiplas dimensões, o tema da segurança pública está na pauta dos governos, instituições públicas e privadas e vem demandando o aprofundamento de estudos e estratégias capazes de mitigá-la e estimular uma cultura de paz. Nesse sentido, o objetivo da edição é evidenciar trabalhos científicos que possam contribuir com as discussões sobre o tema, permitir a caracterização da realidade atual e servir de subsídio à formulação de políticas públicas, programas e ações, com foco especial no estado da Bahia. 

Esta edição da revista BA&D vem ao encontro de outros estudos iniciados pela SEI sobre a temática das violências, por meio do projeto Pensar a Bahia, abrigado na Plataforma de Estudos Colaborativos SEIColab (estudoscolaborativos.sei.ba.gov.br), que busca reunir e relacionar conhecimentos diversos em torno do tema de modo a gerar insumos para a formulação de políticas públicas. 

O edital propõe 17 eixos temáticos aos quais os artigos submetidos devem estar relacionados: questões estruturais e conjunturais; políticas públicas e programas; prevenção; características, manifestações e as diversas tipologias das violências; Justiça criminal e sistema penitenciário; drogas; ciência de dados; cultura de paz, dentre outros. Serão aceitos estudos em consonância com os eixos temáticos de forma individual ou inter-relacionados.

Os textos serão submetidos à aprovação da Editoria Científica e por parecerista do conselho editorial ou temático. Confira as normas para submissão de artigos no edital. Mais informações (71) 3115-8680/3115-4708; Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Fonte: Ascom/SEI

Data: 15/04/24

Em fevereiro, o volume de serviços na Bahia, na comparação com janeiro, cresceu 0,9%, segundo dados da Pesquisa Mensal de Serviços, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgada com análise da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI).

Nessa análise, cabe ressaltar que a Bahia não acompanhou o mesmo comportamento que a média nacional (-0,9%) e contabilizou variação positiva, recuperando parte da perda contabilizada em janeiro (-1,6%). É importante destacar que o mês de fevereiro foi marcado pelo período das festas populares, a expansão do período do carnaval na capital baiana e outros festejos religiosos na Bahia que colaboraram para uma ampliação no consumo das famílias nas atividades relacionadas ao setor, o que refletiu positivamente no resultado do indicador.

Na comparação com fevereiro de 2024, o setor cresceu 1,6%. Três das cinco atividades puxaram o volume de serviços para cima, com destaque para as atividades de Serviços prestados às famílias (9,4%), que contabilizou a variação mais expressiva, seguida pela atividade de Serviços de informação e comunicação (2,8%), Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (1,5%). Em sentido oposto, Outros serviços (-5,2%) e Serviços profissionais, administrativos e complementares (-2,5%) puxaram o índice para baixo.

Na comparação com o primeiro bimestre de 2023, o setor avançou 0,9%. Três das cinco atividades puxaram o volume de serviços para cima, com destaque para as atividades de Serviços prestados às famílias (4,0%), que contabilizou a variação mais expressiva, seguida por Serviços de informação e comunicação (3,7%), depois Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (1,7%). Em sentido oposto, Outros serviços (-4,5%) e Serviços profissionais, administrativos e complementares (-3,5%) puxaram o índice para baixo.

Na comparação com o acumulado dos últimos doze meses ano, o setor expandiu 5,6%. Quatro das cinco atividades puxaram o volume de serviços para cima, com destaque para a atividade de Serviços de informação e comunicação (13,7%), que apontou a mais expressiva variação positiva, seguida por Serviços prestados às famílias (6,0%), depois Serviços profissionais, administrativos e complementares (6,0%), Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (3,0%). Em sentido oposto, a atividade de Outros serviços (-1,5%) contabilizou queda.

O volume das atividades turísticas na Bahia cresceu 2,4% em fevereiro

A Bahia apontou a segunda variação positiva mais expressiva e superior à média nacional em fevereiro, com taxa de 2,4% em relação ao mês de janeiro, no índice de atividades turísticas. Nessa comparação, o Brasil apontou retração de 0,8%, segundo revés seguido, acumulando queda de 1,8% nos dois primeiros meses do ano. Em termos regionais, seis dos 12 locais pesquisados acompanharam esse movimento de retração verificado na atividade turística nacional.

Quando comparado com o mês de fevereiro do ano anterior, o Brasil apresentou expansão de 0,3% no volume das atividades turísticas. Em termos regionais, seis dos 12 locais pesquisados mostraram avanço nos serviços voltados ao turismo. Nessa comparação, a Bahia (5,6%) apontou a primeira variação positiva mais expressiva e superior à média nacional.

No volume das atividades turísticas, quando comparado com o primeiro bimestre de 2023, o Brasil apresentou expansão de 0,3%. Em termos regionais, seis dos 12 locais pesquisados mostraram avanço nos serviços voltados ao turismo. Nessa comparação, a Bahia (3,2%) apontou a quarta variação positiva mais expressiva e superior à média nacional.

O agregado especial de atividades turísticas no Brasil cresceu 4,9%, no acumulado dos últimos 12 meses ano, frente a igual período. Em termos regionais, oito dos doze locais investigados também registraram taxas positivas. Nessa análise cabe destacar, que a Bahia (8,6%) apontou a quarta variação positiva mais expressiva e superior à média nacional.

Acesse o boletim completo.

Fonte: Ascom/SEI

Data: 12/04/2024

A revista científica semestral da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), Bahia Análise & Dados (BA&D), está on-line com nova edição sobre a temática Mudança climática: processos, consequências, mitigação e adaptação. O volume 33, n. 2, apresenta artigos sobre estudos dos impactos das mudanças climáticas e fornecem subsídios para a implementação de medidas de mitigação e adaptação ante as alterações no clima, tendo em vista a viabilidade econômica, social e ambiental de tais medidas, que são fundamentais para promover a segurança alimentar, gerenciar os recursos hídricos e erradicar a pobreza.

A edição está disponível no site da SEI (www.sei.ba.gov.br) e reúne oito artigos de renomados pesquisadores, aos quais se acrescenta uma entrevista com o cientista peruano José Marengo, pesquisador titular e coordenador geral de Pesquisa e Desenvolvimento do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). Marengo é membro de vários painéis internacionais das Nações Unidas (IPCC, WMO) e de grupos de trabalho no Brasil e no exterior sobre mudanças climáticas e globais. 

A partir de uma pluralidade de visão, os leitores têm em mãos um conjunto de informações e conhecimentos que amplia e difunde o debate sobre o tema, estimulando a proposição e adoção de políticas públicas relacionadas. 

“Com esta publicação, a SEI reafirma o seu compromisso com a agenda dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), mais precisamente com a 13ª meta, relacionada à ação contra a mudança global do clima e aos compromissos do Acordo de Paris”, explica um dos coordenadores científicos da edição, Anderson Gomes de Oliveira, da Diretoria de Informações Geoambientais da SEI. 

Acesse a publicação aqui e boa leitura!



Fonte: Ascom/SEI

Data: 25/03/2024

Em meio à emergência climática global, o grande potencial da Bahia e do Brasil para a transição energética foi apontado como oportunidade histórica para alavancar o desenvolvimento social e econômico. Os caminhos para a indústria verde na Bahia foram discutidos hoje (29/09) durante o XI Fórum Baiano de Economia Aplicada, com o tema Políticas públicas e transição energética, realizado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) e a Faculdade de Economia da Universidade Federal da Bahia (UFBA).  

O evento foi aberto pelo diretor de Indicadores e Estatística da SEI, Armando Castro, representando o diretor-geral, José Acácio Ferreira, e pelo professor Gervásio Santos, vice-diretor da Faculdade de Economia da UFBA, representando o diretor Henrique Tomé.

A palestra principal do evento, que aconteceu no auditório da Secretaria de Educação, foi realizada pelo superintendente de Atração de Investimentos e Fomento ao Desenvolvimento Econômico, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado da Bahia (SDE), Paulo Guimarães. “Nós passamos pelo ciclo do pau-brasil, da cana-de-açúcar, café, ouro, cacau. O que isso gerou? Desigualdade. Enriqueceu alguns e manteve grande parcela da população pobre. Esse momento agora é uma imensa oportunidade que a Bahia e o Brasil têm de romper com esse ciclo, aproveitar todos os nossos potenciais de recursos naturais e evidentemente de recursos humanos”, disse. 

Entre os fatores que diferenciam a Bahia, o superintendente citou a presença de dois dos maiores aquíferos do mundo, rios com grande capacidade de fornecimento de água, o maior potencial eólico e solar do Brasil, sendo que a Bahia detém a energia eólica mais barata, e uma série de reservas de minerais estratégicos para as soluções tecnológicas existentes. Ele citou ainda o potencial logístico, pela posição geográfica central do estado, e a maior baía tropical do mundo com potencial de ser um grande hub de abastecimento de navios. O superintendente defendeu não apenas a produção da energia verde, mais a agregação de valor com sua utilização em todo tipo de indústria, diferencial que vem se tornando essencial para atender aos mercados internacionais. 

O evento apresentou ainda a palestra do secretário Executivo da Comissão Especial para Implantação de uma Economia de Hidrogênio Verde na Bahia (Sema), Roberto Fortuna, que apresentou os avanços do trabalho da comissão para colocar a Bahia na vanguarda no tema. Entre algumas realizações estão a implantação de quatro unidades industriais de HL, amônia e diesel verde no Polo Industrial de Camaçari, criação de compromissos, prospecções, memorandos de entendimento e outras ações para alavancar investimentos e integrar as políticas públicas no setor.

Victor Vieira, especialista em descarbonização pelo SENAI CIMATEC, apresentou as novidades e inovações no âmbito do setor privado, além das possibilidades de formação profissional para atender ao novo mercado de trabalho em expansão.

O XI Fórum Baiano de Economia aplicada apresentou ainda uma série de pesquisas e trabalhos acadêmicos selecionados em economia aplicada. A gravação do evento será em breve disponibilizada no canal SEIBAHIA no youtube e mais informações podem ser conferidas no site forumbaiano.sei.ba.gov.br.

      

Fonte: Ascom/SEI

Data: 29/09/23

Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia
Av. Luiz Viana Filho, 4ª Av., nº 435, 2ª andar, CAB, Salvador, Bahia
CEP 41.745-002
Telefone: (71) 3115-4733

Localização

OGE - Ouvidoria Geral do Estado
3ª Avenida, nº 390, Plataforma IV, 2º andar, Sala 208, CAB, Salvador, Bahia
CEP 41.745-005
Telefone: (71) 3115-6454
Horário de funcionamento: 8h às 18h

Localização

Exerça sua cidadania. Fale com a Ouvidoria.

Free Joomla! templates by Engine Templates