• SEIColab
  • SEIGEO
  • Infovis

SEI participa da VI Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Salvador

Na última terça-feira (10) o Coordenador de Pesquisas Sociais da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), Guillermo Etkin, apresentou os principais conceitos e métodos de estimação da pobreza e extrema pobreza existentes, bem como os indicadores de desigualdade do Brasil, Bahia e Região Metropolitana de Salvador mais atuais. A apresentação foi realizada na VI Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Salvador com o tema “A fome voltou? Comer é um direito: por uma Salvador sem fome com alimentação adequada, saudável e sustentável”.


Etkin discorreu também sobre as características da pobreza: "os números mostram que, no meio urbano, o emprego é capaz de retirar o indivíduo da situação de pobreza, o que não ocorre no meio rural onde, mesmo tendo uma ocupação, ela não é suficiente para a saída da condição de vulnerabilidade". O coordenador também mostrou indicadores que sinalizam que a presença de um idoso na família reduz significativamente a probabilidade de que esta família viva em condição de pobreza. Por outro lado, os números mostram que a presença de crianças aumenta esta probabilidade.


O evento que ocorreu no auditório da OAF é uma iniciativa da Secretária de Promoção Social e Combate a Pobreza (Sempre) em parceria com o Conselho Municipal de Segurança Alimentar de Salvador (Comsea).

 

 Fonte: Ascom SEI

 

Volume de Serviços na Bahia avança 1% em outubro

 

O volume de Serviços cresceu 1% na Bahia em outubro, em comparação com o mês imediatamente anterior. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (12), através da Pesquisa Mensal de Serviços, realizada pelo IBGE e sistematizada pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento (Seplan).

“Esta foi a quinta variação positiva de 2019 para este importante setor da nossa economia. Crescemos em outubro na comparação com setembro de 2019, acima do índice nacional”, pontuou o secretário estadual do Planejamento, Walter Pinheiro.  
 
A mesma pesquisa aponta que a receita nominal de serviços apontou, em outubro de 2019, os seguintes resultados: na comparação com setembro de 2019, cresceu 1,0%, com ajuste sazonal; na comparação com outubro de 2018, expandiu 1,7%; o indicador acumulado no ano ampliou 1,8%; o indicador acumulado em 12 meses expandiu 1,8%. Ainda em relação ao volume de Serviços, na comparação com outubro de 2018, caiu 1,6% e o indicador acumulado no ano contraiu 1,9%.
 
Atividades turísticas
 
Em outubro de 2019, o índice de atividades turísticas na Bahia apontou variação positiva de 3,1% frente ao mês imediatamente anterior (série com ajuste sazonal). “Mais uma vez, crescemos acima do índice nacional, que ficou com apenas 1,5% na mesma base de comparação, comprovando o bom momento do setor em nosso estado”, ressaltou Pinheiro.

O volume das atividades turísticas, quando comparado com o mesmo mês do ano anterior, na Bahia avançou 2,0%. Na receita nominal, a Bahia apontou variação positiva de 6,0% ficando acima de Pernambuco (1,7%) e Ceará (1,3%). No indicador acumulado do ano, o agregado especial de atividades turísticas na Bahia cresceu 1,8% frente a igual período do ano passado. Na Receita Nominal, a Bahia apontou variação positiva de 8,0% neste mesmo período. A Bahia também cresceu no indicador acumulado dos últimos doze meses, ficando em 1,9% e na receita nominal a variação foi positiva de 8,2%. 

Fonte: Ascom

Festival de Economia Solidária acontece em Salvador

A diretora-geral da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), Jorgete Costa, segunda-feira (9), esteve presente na 2ª edição do Festival de Economia Solidária realizada no Salvador Shopping na praça de Serviços (Piso G1). O evento que ocorre até o dia 23 de dezembro traz a produção de cooperativas, associações e grupos produtivos de 15 territórios de identidade da Bahia, de segunda a sábado, das 9h às 22h, e nos domingos, das 13h às 21h. Entre os destaques estão peças artesanais, alimentos e itens de vestuário e uma programação composta por apresentações culturais, aulas-show, desfiles de moda e outras atividades relacionadas à economia solidária.

A iniciativa da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) tem como objetivo aproveitar o público que circula pelo centro comercial durante o período natalino para incrementar as vendas do segmento. “São quase três milhões de pessoas que circulam aqui nesse shopping durante um período de alto consumo e fluxo intenso, o que dá mais visibilidade para os produtos de 200 empreendimentos", comentou o titular da pasta Davidson Magalhães.
De Camacã, a empreendedora Helena Guimarães trouxe produtos derivados do cacau para apresentar ao público de Salvador. "Essa feira é uma oportunidade maravilhosa para todos os projetos que estão aqui. É uma chance de fazer novos contatos e conhecer clientes que de outra forma não seria possível. É através disso que nós podemos expandir nossos negócios e continuar crescendo".
Além da comercialização, o festival leva ao público atividades culturais e lúdicas e aulas-show de gastronomia, com receitas elaboradas com produtos característicos dos territórios e atendidos pelos Centros Públicos de Economia Solidária (Cesol) – unidades de caráter comunitário, que integram a política pública estadual de economia solidária conduzida pela Setre. Os equipamentos se destinam a articular oportunidades de geração, fortalecimento e promoção do trabalho coletivo baseado na economia solidária.

A SEI, em 2002, editou uma publicação voltada para a temática do evento: a Bahia Análise & Dados, com o título Economia Solidária, que traz uma série de artigos acerca do tema de forma contextualizada. Confira a publicação, clique aqui

 

Fotos: SEI

Fonte: Secom

IBGE manteve estimativa de 8,9 milhões de toneladas de grãos no estado

Foto: Agrovale

O décimo primeiro Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), relativo ao mês de novembro, estimou a produção dos principais grãos na Bahia, em 2019, em cerca de 8,9 milhões de toneladas. Com isso, a previsão de queda é de 10,7% na comparação com a safra anterior. Em relação à área plantada, o IBGE calcula avanço de 0,6%, na comparação anual, registrando uma extensão de cerca de 3,2 milhões de hectares. As informações foram sistematizadas e analisadas pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento (Seplan).


As projeções mantiveram expectativa da produção de mandioca em 1,8 milhão de toneladas, o que corresponde a um crescimento de 21,6%, em relação à safra passada. Para a lavoura da cana-de-açúcar, o IBGE reafirmou a estimativa de 4,2 milhões de toneladas, o que indica uma retração de 10,1% em relação à colheita anterior. A safra de cacau, sendo estimada em 120 mil toneladas, mostra queda de 2,3%, na comparação com a anterior.


O algodão teve sua produção calculada em 1,5 milhão de toneladas, representando uma alta de 19,7%, em relação à safra anterior. A área plantada ficou estimada em 332 mil hectares, o que corresponde a uma expansão de 24,3%, na comparação com a do ano passado.


A estimativa da produção total de café foi reduzida para 168 mil toneladas no ciclo atual. A safra do tipo arábica ficou projetada em 72,4 mil toneladas, o que representa uma queda de 33,5%, em relação à do ano passado, ao passo que, a do canephora foi estimada em 96 mil toneladas, correspondendo a um recuo de 31,6%, na comparação com 2018.


O feijão teve sua safra revisada para 332 mil toneladas, o que corresponde a uma expansão de 68,8% em relação à anterior. A área plantada estimada totalizou 465 mil hectares. A primeira safra está calculada em 172,8 mil toneladas, numa área de 245 mil hectares. A segunda está projetada em 117,6 mil toneladas, numa área de 220 mil hectares, o que corresponde a uma variação de 357,2% comparativamente à safra anterior.


O LSPA manteve as projeções para a safra de milho em 2019 em torno de 1,6 milhão de toneladas, em 593,3 mil hectares plantados. A primeira safra do cereal ficou 30,5% abaixo daquela observada em 2018, alcançando 1,3 milhão de toneladas. Por sua vez, a segunda safra está projetada em 276 mil toneladas, sobre 230 mil hectares plantados.
Com a colheita já concluída, a produção da soja ficou estimada em 5,2 milhões de toneladas, em área plantada de 1,6 milhão de hectares, o que representa uma queda de 15,8%, em comparação ao volume produzido na safra anterior. Confira o boletim completo, clique aqui

Fonte: Ascom SEI

Vendas no comércio varejista baiano crescem 3,3 % em outubro

As vendas no comércio varejista baiano cresceram 3,3% em outubro de 2019, na comparação com igual mês do ano anterior. Os dados foram apurados pela Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – realizada em âmbito nacional – e analisados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento (Seplan).

 “A taxa positiva apresentada pelo comércio varejista baiano em outubro é a quarta consecutiva registrada pelo setor. Esse resultado é o melhor para o mês de outubro desde o ano de 2013 e reflete o dinamismo do mercado local atribuído, principalmente, aos investimentos do Governo do Estado” destacou o secretário do Planejamento, Walter Pinheiro.

Confira o boletim completo clique aqui

Fonte: Ascom/SEI

Subcategorias

Destaque menor

Free Joomla! templates by Engine Templates