• SEIColab
  • SEIGEO
  • Infovis

Com leve alta em novembro, confiança do empresariado baiano interrompe trajetória de queda

O Indicador de Confiança do Empresariado Baiano (ICEB), métrica calculada pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) para monitorar as expectativas do setor produtivo do estado, marcou -50 pontos em novembro numa escala que vai de -1.000 a 1.000 pontos – confirmando, assim, um cenário de Pessimismo Moderado (intervalo de -250 pontos a zero ponto) pela 13ª vez em sequência. Além do mais, trata-se da 13ª pontuação consecutiva abaixo de zero. 

No mês, a confiança avançou tanto em relação a outubro (quando o indicador marcou -52 pontos) quanto em comparação a novembro de 2022 (registro de -91 pontos). Em comparação ao mês imediatamente antecedente, ocorreu uma ligeira alta de 2 pontos – interrompendo, assim, uma trajetória de queda com três recuos em sequência. Quanto ao registrado um ano antes, o indicador aumentou 41 pontos, a primeira alta após três encolhimentos consecutivos nessa base comparativa. 

No que se refere aos setores, a expansão do nível de confiança de outubro a novembro não aconteceu de forma generalizada, visto que não ocorreu em dois dos quatro grupamentos (Agropecuária e Serviços, no caso). A alta em relação a novembro do ano passado, por outro lado, repercutiu em três das quatro atividades (Indústria, Serviços e Comércio). 

Dessa forma, como sinaliza Luiz Fernando Lobo, integrante técnico da SEI, “apesar da interrupção da trajetória de queda, a recuperação da confiança captada pelo ICEB de outubro a novembro deve ser avaliada com cautela, seja pelo limitado avanço (mais para uma estabilidade do que para uma alta propriamente dita), seja por não ter se disseminado em todos os setores”. 

Ao final, em novembro, nenhum dos setores assinalou pontuação superior a zero. As pontuações foram: Agropecuária, -7 pontos; Indústria, -54 pontos; Serviços, -62 pontos; e Comércio, -24 pontos. Dessa forma, o setor agropecuário foi o de melhor resultado pelo quinto mês seguido, enquanto a atividade de Serviços expôs o menor nível de confiança. 

Do conjunto avaliado de assuntos, os temas créditosituação financeira e abertura de unidades foram aqueles com as piores expectativas do empresariado baiano. Em contrapartida, as variáveis jurosinflação e PIB nacional apresentaram os indicadores de confiança em situação mais favorável no mês. 

O boletim completo com as análises referentes ao mês de novembro de 2023 pode ser acessado diretamente do site da SEI clicando aqui

Fonte: Ascom/SEI
Data: 29/11/23

SEI realiza Panorama das Mulheres na Bahia dia 14 de dezembro no MAB

 

A Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia  vinculada à Secretaria do Planejamento do Estado, realizará o evento Panorama das Mulheres na Bahia, no auditório do Museu de Arte da Bahia (MAB), no dia 14 de dezembro, a partir das 15h. O evento irá promover uma rodada de discussão com olhares diversos sobre a questão da mulher na Bahia e no mundo. Na oportunidade, será lançada a nova edição da Série Estudos e Pesquisas (SEP) sobre o tema Panorama das Mulheres na Bahia, livro elaborado pela SEI com o objetivo de contribuir para o entendimento e a visibilidade do tema.

A rodada de discussão convida para olhares diversos sobre a questão da mulher na história e na atualidade, com Creuza Oliveira, presidenta do Sindicato das Trabalhadoras Domésticas da Bahia (Sindoméstico-BA) e 1ª trabalhadora doméstica a receber título de doutora honoris causa no Brasil, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Camila Garcez, advogada e integrante da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa da Ordem dos Advogados da Bahia (OAB-BA) e autora da coluna Olhares Interseccionais, do Portal Migalhas, Silvia Lúcia Ferreira, professora doutora do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher da Universidade Federal da Bahia (NEIM/UFBA), e Diana Lúcia Gonzaga, professora doutora da Faculdade de Economia da UFBA. A conversa será mediada pela analista técnica da SEI Carlota Gottschall.

O lançamento do livro será realizado pela SEI com a participação da secretária Elisângela Araújo, da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), além de outras secretárias do Estado da Bahia convidadas. Na oportunidade, exemplares da edição serão distribuídos gratuitamente ao público presente. Também será disponibilizada a versão digital no site www.sei.ba.gov.br.

O livro apresenta textos e análises considerando quatro dimensões relevantes para a mulher: formação sociocultural, saúde, mercado de trabalho e segurança. Os artigos passam pela estrutura sociocultural brasileira que lastreia a condição atual das mulheres; o padrão de morbimortalidade das mulheres na Bahia e no Brasil; a inserção da mulher no mercado de trabalho no Brasil e na Bahia, evidenciando o padrão das desigualdades de gênero; e o padrão para a ocorrência dos feminicídios na Bahia.

O estudo que deu origem à publicação foi realizado a partir de recurso de emenda parlamentar destinado à SEI pelo ex-deputado Jurandy Oliveira, da Assembleia Legislativa da Bahia.

Abertura do evento conta com mostra de solos femininos profissionais da Escola de Dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb).

Fonte: Ascom/SEI
Data: 27/11/23

SEI participou do I Fórum CBPM Mineração & Sustentabilidade

A fim de contribuir para o desenvolvimento sustentável da mineração no estado, a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) participou das discussões realizadas pela Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), nesta quinta-feira (23/11). O I Fórum CBPM Mineração & Sustentabilidade reuniu autoridades, investidores e lideranças do setor.

 A SEI foi representada pelo diretor-geral, José Acácio Ferreira, que mediou a mesa Desafios e Oportunidades para uma Transição Energética Sustentável, ao lado do chefe de gabinete da Secretaria do Meio Ambiente, André Maurício Rebouças, e dos especialistas Terence Trennepohl, pós-doutor por Harvard, e Raissa Pimentel, especialista de Direito do Ambiente pela Universidade de Coimbra.

 “Este evento é uma oportunidade para os órgãos estaduais atuarem de forma transversal e integrada para o desenvolvimento sustentável do setor e para a transição energética. A contribuição da SEI é de, permanentemente, oferecer informação qualificada para a tomada de decisão”, disse.

 O economista da SEI João Gabriel Rosas Vieira participou da mesa sobre Boas Práticas na Produção dos Minerais Estratégicos com Responsabilidade Social e apresentou o case do município de Maracá, onde a exploração do vanádio vem produzindo efeitos socioeconômicos positivos, repercutindo na melhoria de indicadores econômicos, de emprego, renda.

 A fala final do evento coube ao diretor da CBPM, Henrique Carballal, que apresentou o potencial da Bahia para desenvolver o setor com responsabilidade socioambiental e o uso de energias limpas. O vice-governador do estado, Geraldo Júnior, encerrou o evento reforçando que “a Bahia vai ser vanguarda na transição energética, com equidade social, essa é a nossa plataforma”.

  

Fonte: Ascom/SEI
Data: 24/11/23

SEI lança nova publicação sobre Uso e Cobertura das Terras

A mais nova edição da Série Estudos e Pesquisas (SEP), livro seriado da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), com o tema Uso e Cobertura das Terras da Bacia dos Rios Corrente e Margem Esquerda do Carinhanha, está disponível para download gratuito no site www.sei.ba.gov.br. 

A publicação faz parte da linha editorial técnico-científica da SEI e, nesta edição, dá continuidade à apresentação das condições socioambientais de bacias hidrográficas do estado. A Bacia dos Rios Corrente e Margem Esquerda do Carinhanha abrange uma área de aproximadamente 56.900 km² e está localizada na porção sul da região oeste da Bahia, ocorrendo vegetação de Caatinga, Floresta Estacional e, predominantemente, Cerrado, atualmente ameaçado pela substituição da vegetação nativa com a expansão do agronegócio.

As análises trazem a caracterização da área, sua dinâmica socioeconômica e ambiental, além de discutir a pressão sobre os recursos naturais e avaliar seus reflexos na organização do espaço regional sob o ponto de vista das diversas atividades nela exercidas, a exemplo das agropastoris, industriais, minerais e extrativistas. 

A base de dados vetorial produzida é disponibilizada na escala 1:100.000. Os usuários podem consultá-la no SEIGEO (geoportal da SEI) no link: https://portal.geo.sei.ba.gov.br/portal/apps/sites/#/seigeo ou realizar downloads no formato PDF, por folha articulada, incluindo as análises textuais, no mesmo aplicativo.

Fonte: Ascom/SEI
Data: 23/11/23

SEI apresenta a Bahia aos países africanos em reunião histórica com embaixadores

Aspectos econômicos e demográficos do território mais negro fora da África foram apresentados hoje (22), pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), no Colóquio Internacional Conexão Bahia – África. O evento, realizado pela Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi), aconteceu no Novotel Rio Vermelho, em Salvador, reunindo embaixadores de 17 países do continente africano: África do Sul, Mali, Mauritânia, Camarões, Moçambique, Nigéria, Gana, Zimbábue, Togo, República Democrática do Congo, Guiné-Bissau, Malawi, Costa do Marfim, Gabão, Quênia, Namíbia e Tanzânia.

“Primeiro estado do país em proporção de negros, com 80,8% da população autodeclarada negra, a Bahia tem ainda a maior população quilombola do país, guardando uma identidade sociocultural única com os países africanos. Contudo, ainda temos desafios e oportunidades para aprofundar parcerias e negócios”, disse o diretor-geral da SEI, José Acácio Ferreira. 

O diretor da SEI participou do primeiro painel do evento. O gestor apresentou a composição das atividades econômicas do estado e apontou possibilidades de ampliação das trocas comerciais. Atualmente, os principais produtos exportados para países da África pelo estado são óleo combustível (75,7% da pauta de exportação para o continente, um montante de US$ 479 milhões), seguido de amoníaco anidro (9,7%, montante de US$ 61 milhões), soja (6,7%, US$ 42 milhões), milho (2,3%, US$ 14 milhões) e pimenta (1,0%, US$ 6 milhões). Dos 55 países da África, os principais que compram da Bahia são Senegal, Togo e África do Sul. 

Por outro lado, a Bahia importa óleos brutos de petróleo (63% da pauta de importação a partir do continente, um montante de US$ 1,13 bilhão), nafta (19,3%, US$ 344 milhões), fertilizantes (10,7%, US$ 190 milhões), cacau em grão (2,7%, US$ 49 milhões) e minérios de titânio (1,3%, US$ 22 milhões), com destaque para Angola, Congo e Nigéria. 

O colóquio é parte da agenda da comitiva de embaixadores e embaixadoras no Brasil e na Bahia, com a liderança do embaixador da África do Sul, Martin Mbeng, que falou na abertura do evento sobre a importância da visita para ampliar a cooperação sul-sul. "Estamos representando aqui os 34 países  africanos que estão visitando o Brasil e também o conjunto dos 54 países do continente. Essa é uma visita ancestral, estamos em casa na Bahia. Escolhemos estar aqui no momento em que se comemora a Consciência Negra. Esperamos criar oportunidades de cooperação em muitas áreas, como comércio, indústria, cultura, transferência de tecnologia e outras".  

A secretária Ângela Guimarães (Sepromi) afirmou a oportunidade histórica de saudar os 54 países africanos representados. "Felicita-nos muito o interesse dos embaixadores por estreitar os laços com nosso estado, que tem características de um país pela sua dimensão e sua diversidade cultural, sua diversidade econômica, os biomas, os 417 municípios com características diversas, por isso compartilhamos desafios comuns com as nações africanas. Esperamos que esse momento resulte na cooperação e ajuda mútua em educação, saúde, cultura, na pesquisa científica e na economia".

Também participaram da manhã do evento Wilson Andrade, diretor da FIEB, Alexandre Silva, coordenador de Fomento ao Desenvolvimento Industrial da SDE, Ailton Ferreira, assessor especial da Seades, Mércia Porto, superintendente de Promoção da Igualdade Racial da Sepromi, entre outros.

      

Fonte: Ascom/SEI
Data: 22/11/23

Subcategorias

Destaque menor

Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia
Av. Luiz Viana Filho, 4ª Av., nº 435, 2ª andar, CAB, Salvador, Bahia
CEP 41.745-002
Telefone: (71) 3115-4733

Localização

OGE - Ouvidoria Geral do Estado
3ª Avenida, nº 390, Plataforma IV, 2º andar, Sala 208, CAB, Salvador, Bahia
CEP 41.745-005
Telefone: (71) 3115-6454
Horário de funcionamento: 8h às 18h

Localização

Exerça sua cidadania. Fale com a Ouvidoria.

Free Joomla! templates by Engine Templates