• SEIColab
  • SEIGEO
  • Infovis

Plano identifica 18 cidades baianas com alto potencial para se tornarem centros logísticos no estado

 

Nesta quarta-feira (20/03), a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) apresentou os resultados dos estudos complementares ao Plano Estratégico Ferroviário do Estado da Bahia. A entrega aconteceu durante o evento Pensar a Bahia, quando também foram apresentados estudos preliminares nas áreas de logística regional e economia de baixo carbono, e contou com a presença de secretários de Estado, gestores e especialistas de instituições públicas e privadas.

O estudo complementar ao Plano Ferroviário foi desenvolvido pela Fundação Dom Cabral (FDC), por iniciativa da SEI. O trabalho reforça a vocação natural da Bahia para a logística e mapeia 18 municípios baianos com altíssimo potencial para se tornarem centros logísticos e ampliarem a geração de emprego e renda em seus territórios. A análise por aglomerados logísticos destaca o potencial de Alagoinhas, Barreiras, Brumado, Camaçari, Candeias, Dias D’Ávila, Eunápolis, Feira de Santana, Ilhéus/Itabuna, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Luís Eduardo Magalhães, Mucuri, Salvador, Simões Filho, Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista e foi elaborada a partir de indicadores de fluxos, cargas e diversidade de estabelecimentos logísticos.

“São locais que já têm atividade logística expressiva, bem acima da média do estado, e geralmente correspondem a entroncamentos rodoviários e/ou porto-aeroviários, são locus privilegiados que, sendo alvo de fomento ao desenvolvimento logístico, têm chance de alcançar maiores desdobramentos”, explicou o especialista da FDC Ramon César.

Plano Estratégico Ferroviário do Estado da Bahia foi elaborado em 2023, pela FDC, por iniciativa da Seplan e CBPM, e sugere diversas e importantes alterações na malha ferroviária baiana, como a implantação do conceito de carga geral, criação de novos ramais e a unificação da bitola, que atualmente é de um metro, para o padrão nacional que é de 1,60 metros, entre outras recomendações. O novo estudo da FDC complementa o Plano com uma proposta de acesso ao Porto de Salvador e propõe tipologias de plataformas logísticas e modelos de governança para os clusters identificados nos municípios.

O estudo também apresenta a análise logística atual de grandes produtos da pauta de importação e exportação, a exemplo da soja, milho, containers e fertilizantes. Como exemplo, mostra que o algodão produzido em Luís Eduardo Magalhães tem 95% de sua carga escoada pelo Porto de Santos e apenas 4% por Salvador. Os especialistas apontaram ainda a existência de poucas linhas regulares para a China e o leste asiático saindo diretamente da Bahia. O material poderá ser consultado em breve no site da SEI.

O diretor-geral da SEI, José Acácio Ferreira, ressaltou que “a SEI está investindo esforços hercúleos para subsidiar o planejamento estratégico de longo prazo. Esse conjunto de informações auxiliará a alta gestão do estado na tomada de decisões e contribuirá para posicionar a Bahia em lugar de destaque nacional, promovendo seu desenvolvimento com inclusão e sustentabilidade”.

O secretário Afonso Florence, da Casa Civil, reforçou a importância dos resultados para o planejamento do Estado. “O governador vem retomando uma política de desenvolvimento econômico e industrial que tem no planejamento seu principal instrumente estratégico, com o PDI (Plano de Desenvolvimento Integrado 2035) e esses insumos são essenciais para consolidarmos novos caminhos para o desenvolvimento”. 

Já o chefe da pasta do Planejamento, Cláudio Peixoto, avaliou a entrega no contexto da atualização do plano de longo prazo até 2050. “Analisamos tendências globais, de Brasil, novas tendências e incertezas críticas da Bahia, e estamos traçando cenários, identificando nossos ativos, nossas fragilidades. Ação de governo é uma ação planejada. Um evento como este, portanto, nos enche de alegria e nós vamos absorver estes insumos no nosso plano de longo prazo”.

“O trabalho sugere que a Bahia poderá acabar com o seu isolamento logístico ao investir em uma estratégia multimodal”, sintetizou o diretor de Estudos da SEI, Edgard Porto, responsável pelo projeto Pensar a Bahia, que busca estudar temas estratégicos de longo prazo de forma conectada. A equipe da SEI apresentou resultados preliminares de outros dois estudos, sobre os temas da logística e da economia de baixo carbono, que podem ser consultados na página do SEIColab – Pensar a Bahia, no site da SEI (www.sei.ba.gov.br).

Participou ainda do evento o secretário Davidson Magalhães, da pasta do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), o presidente da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), Henrique Carballal, além de ex-secretários do Planejamento, como Waldeck Ornelas, Armando Avena, Ronald Lobato e Antônio Alberto Valença, entre outras autoridades.

Estudos apresentam soluções nas áreas de logística e economia de baixo carbono 

No evento Pensar a Bahia, a equipe da SEI apresentou resultados preliminares de dois estudos sobre os temas da logística e da economia de baixo carbono, que podem ser consultados na página do SEIColab – Pensar a Bahia, no site da SEI (www.sei.ba.gov.br). 

A assessora técnica da SEI Aline Virgílio apresentou os resultados do estudo Logística como fator de desenvolvimento regional na Bahia. O trabalho apresenta soluções em três esferas: Integração regional via fortalecimento da logística estadual do modal ferroviário; Organização espacial da Macrorregião de Salvador (Masterplan); e Organização da Metrópole Inteligente. 

A primeira utiliza insumos do Plano Ferroviário e o aprofunda, visando estabelecer a integração logística da Bahia com as demais grandes áreas econômicas do Brasil. A segunda busca integrar investimentos produtivos que potencializam as atividades econômicas de forma espacialmente articulada. E a terceira apresenta estratégias que fortaleçam o uso de sistemas, dentro da Região Metropolitana de Salvador, que a tornem cada vez mais inteligente e articulada, a exemplo de sistema de saúde e dados. 

O coordenador de Recursos Naturais e Ambientais da SEI, Anderson Oliveira, apresentou os resultados do trabalho sobre Economia de baixo carbono e enfrentamento da pobreza. A proposta envolve um conjunto de projetos integrados a serem implantados em 34 municípios na Chapada Diamantina e na Mata Atlântica na Bahia, com metas para 2035, 2045 e 2060. São quatro projetos interligados que envolvem Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), descarbonização, criação de um fundo de investimentos e ações de fomento da agricultura familiar.  Prevê ainda um acordo de cooperação técnica com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema).






Fonte: Ascom/SEI
Data: 20/03

Pensar a Bahia reúne gestores para conhecer avanços no Plano Estratégico Ferroviário do Estado

Nesta quarta-feira, dia 20 de março, a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) apresenta a gestores públicos, empresários, pesquisadores e a toda a sociedade os resultados dos estudos sobre o Plano Estratégico Ferroviário da Bahia. Os especialistas da Fundação Dom Cabral vão apresentar as análises de viabilidade dos eixos ferroviários, as soluções para integração com os portos, além da viabilidade dos equipamentos logísticos do estado. 

O evento Pensar a Bahia também irá apresentar os avanços e propostas de mais dois projetos com forte repercussão regional na Bahia: “Logística de transportes como fator de desenvolvimento regional” e “Economia de baixo carbono e o enfrentamento da pobreza”, ambos conduzidos pela SEI em articulação com as setoriais do Estado, pesquisadores de universidades e iniciativa privada. Participa ainda um representante do Ministério dos Transportes que vai falar sobre a situação atual dos projetos ferroviários no estado da Bahia.

Além do diretor-geral da SEI, José Acácio Ferreira, estão entre os convidados o vice-governador Geraldo Júnior, os secretários de Estado Afonso Florence (Casa Civil), Cláudio Peixoto (Seplan), Eduardo Martins (Sema), Sergio Brito (Seinfra), Jusmari Oliveira (Sedur) e Larissa Moraes (SIHS), além do presidente da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), Henrique Carballal, e o diretor presidente da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), Antonio Gobbo, entre outros.

Interessados devem fazer a inscrição antecipada, até as 10h dessa terça-feira (19/03), para facilitar a entrada no prédio do Banco Central (1a. Avenida, 160, CAB). Clique aqui. Após esse horário, inscrições somente no local. 

O quê: Pensar a Bahia 
Quando: 20 de março, credenciamento a partir das 8h
Onde: Auditório do Banco Central do Brasil (CAB)

SEI transmite live sobre Conjuntura Econômica nesta quinta

Os resultados do ano de 2023 e as perspectivas da atividade econômica no mundo, Brasil e Bahia para 2024 são o tema da live sobre Conjuntura Econômica que a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) realiza na próxima quinta-feira (21/03), às 14h30, no canal SEI Bahia no YouTube. A apresentação será feita pelo especialista em Políticas Públicas Luiz Mário Vieira e a Equipe de Conjuntura da SEI. A live terá duração de 45 minutos e os expectadores poderão participar enviando perguntas sobre os temas em análise. O novo formato substitui as antigas apresentações realizadas em plataforma fechada. Participe!

Marque na agenda e acesse o canal: 
https://www.youtube.com/watch?v=LFCxVorQ5GY

Mais informações: 71 3115-4748 / 3115-4729

Bahia gerou 4.821 novos postos de trabalho em janeiro de 2024

Em janeiro deste ano, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), a Bahia gerou 4.821 postos com carteira assinada, decorrente da diferença entre 73.389 admissões e 68.568 desligamentos. Com este saldo, o estado passou a contar com 2.057.116 vínculos celetistas ativos, uma variação de 0,23% sobre o quantitativo do mês anterior. De responsabilidade do Ministério do Trabalho e Emprego, os dados do emprego formal foram sistematizados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento do Estado da Bahia (Seplan).

O país computou um saldo de 180.395 novas vagas, enquanto o Nordeste gerou 11.606 postos – o que significou variação relativa de 0,40% e 0,15%, comparativamente ao estoque do mês anterior, respectivamente.

Em termos absolutos, a Bahia (+4.821 postos), no conjunto dos 27 entes federativos, ficou na nona colocação e ocupou a primeira posição na geração de postos celetistas entre os estados nordestinos. Na Região Nordeste, em relação à geração, a Bahia (+4.821 postos) foi seguida pelos estados de Pernambuco (+2.292 postos), Rio Grande do Norte (+1.457 postos), Ceará (+1.264 postos), Sergipe (+777 postos), Alagoas (+773 postos), Piauí (+721 postos), Paraíba (+332 postos) e pelo Maranhão (-831 postos), único estado nordestino que teve saldo negativo e fechou postos celetistas em janeiro de 2024. A capital do estado, Salvador criou 2.451 postos de trabalho celetista.

O segmento de Serviços (+4.171 postos) foi o que mais gerou postos de trabalho celetistas, dentre os cinco grandes setores de atividade econômica em janeiro no estado. Em seguida, também com saldos positivos, Construção (+1.301 postos), Indústria geral (+331 postos) e Agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura (+265 postos). Em contrapartida, o setor de Comércio; reparação de veículos automotores e motocicletas (-1.247 postos) encerrou posições de trabalho no primeiro mês do ano de 2023.

Estes e outros dados mais completos serão incorporados ao painel de Mercado de Trabalho no InfoVis Bahia: https://infovis.sei.ba.gov.br/

Fonte: Ascom/SEI

Data: 15/03/2024

Volume de serviços na Bahia caiu 1,6% em janeiro de 2024

Em janeiro, o volume de serviços na Bahia, na comparação com dezembro, retraiu 1,6%, segundo dados da Pesquisa Mensal de Serviços, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgada com análise da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI).

 Nessa análise, cabe ressaltar que a Bahia não acompanhou o mesmo comportamento da média nacional (0,7%) e contabilizou queda (-1,6%), após registrar expansão de 0,7% em dezembro. Contudo, o bom resultado do mês de dezembro foi motivado pelas festas de final de ano, e o mesmo não ocorreu em janeiro, pois foi um mês marcado pela contenção do consumo das famílias, devido ao planejamento das obrigações de início de ano, como o pagamento de despesas e férias escolares, o que refletiu negativamente no resultado do indicador.

 Na comparação com janeiro de 2023, o setor cresceu 0,2%. Duas das cinco atividades alavancaram o volume de serviços, com destaque para os Serviços de informação e comunicação (5,3%) que contabilizou a variação mais expressiva. Em seguida houve incremento nas atividades de Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (2,0%). Por outro lado, os Serviços profissionais, administrativos e complementares (-4,5%), Outros serviços (-4,0%) e Serviços prestados às famílias (-1,4%) puxaram o índice para baixo.

 Na comparação com o acumulado dos últimos doze meses, o setor expandiu 6,1%. Quatro das cinco atividades alavancaram o volume de serviços, com destaque para a de Serviços de informação e comunicação (14,4%), que apontou a mais expressiva variação positiva, seguida por Serviços profissionais, administrativos e complementares (6,6%), depois Serviços prestados às famílias (6,2%), Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (3,5%). Em sentido oposto, as atividades Outros serviços (-0,2%) contabilizaram queda. Nessa análise cabe também destacar, que o resultado da Bahia é superior à média nacional (2,4%).

 O volume das atividades turísticas na Bahia cresceu 2,7% em janeiro

Em janeiro de 2024, o índice de atividades turísticas no Brasil apontou retração de 0,8% frente a dezembro de 2023, após ter avançado 2,6% no mês anterior. Em termos regionais, quatro dos 12 locais pesquisados acompanharam esse movimento de retração verificado na atividade turística nacional. Nessa comparação, a Bahia (2,7%) apontou a quarta variação positiva mais expressiva e superior à média nacional.

No volume das atividades turísticas, quando comparado com o mês de janeiro do ano anterior, o Brasil apresentou expansão de 0,5%. Em termos regionais, seis dos 12 locais pesquisados mostraram avanço nos serviços voltados ao turismo. Nessa comparação, a Bahia (0,7%) apontou a quarta variação positiva mais expressiva e superior à média nacional.

O agregado especial de atividades turísticas no Brasil cresceu 5,9%, no acumulado dos últimos 12 meses ano, frente a igual período de 2022. Em termos regionais, dez dos doze locais investigados também registraram taxas positivas. Nessa análise cabe destacar, que a Bahia (9,8%) apontou a quarta variação positiva mais expressiva e superior à média nacional.

Acesse o boletim completo.

Fonte: Ascom/SEI

Data: 15/03/2024

Subcategorias

Destaque menor

Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia
Av. Luiz Viana Filho, 4ª Av., nº 435, 2ª andar, CAB, Salvador, Bahia
CEP 41.745-002
Telefone: (71) 3115-4733

Localização

OGE - Ouvidoria Geral do Estado
3ª Avenida, nº 390, Plataforma IV, 2º andar, Sala 208, CAB, Salvador, Bahia
CEP 41.745-005
Telefone: (71) 3115-6454
Horário de funcionamento: 8h às 18h

Localização

Exerça sua cidadania. Fale com a Ouvidoria.

Free Joomla! templates by Engine Templates