• SEIColab
  • SEIGEO
  • Infovis

Na última sexta-feira (11), membros da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) formaram-se no Curso de Operador de RPAS (Corpas), curso que já capacitou cerca de 465 profissionais nos três níveis de governo, realizado pelo Grupamento Aéreo (Graer) da PMBA. Com essa iniciativa da PMBA, vários órgãos do Governo do Estado da Bahia puderam avançar com seus projetos de uso de drones em benefício de suas atividades.

O capitão do Graer, Carlos Renato Lima da Silva, salientou no evento a importância do papel social que o curso tem e que uma das formas de devolver a formação que o estado proporcionou aos membros do Graer é colaborando para que os órgãos tenham qualificação. “Hoje estamos formando 52 operadores que retornam para seus órgãos e além da operação do drone passam a ter cultura aeronáutica, operando de forma produtiva e segura e serão disseminadores e facilitadores dessa cultura”.

O Major Herlon Lima do Graer destaca que é crescente o uso de novas tecnologias no desenvolvimento de políticas públicas. “A PMBA, através do Graer, a sua unidade aérea, tem facilitado o estabelecimento da cultura aeronáutica de segurança para o crescimento de nosso estado como uma referência nacional no uso de drones” ressaltou.

Fonte: Ascom da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI)

O volume de serviços em agosto avançou 1,3% na Bahia, em comparação com o mês de julho. As informações são da Pesquisa Mensal de Serviços, realizada pelo IBGE e sistematizadas pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia da Secretaria do Planejamento do Estado (Seplan).

“Este resultado retrata o desempenho da Bahia acima do índice nacional, que na mesma base de comparação recuou 0,2%. Essa foi a quarta variação positiva no ano de 2019 para este importante setor da economia, que gerou 9.941 novos postos de trabalho com carteira assinada de janeiro a agosto, contribuindo decisivamente para que a Bahia lidere a geração de  emprego no Nordeste com 32.587 novos postos”, avaliou o secretário estadual do Planejamento, Walter Pinheiro.

As atividades de serviços profissionais, administrativos e complementares (3,2%); e serviços prestados às famílias (2,1%) foram as que apresentaram os melhores desempenhos do setor em agosto.

Na mesma pesquisa, a receita nominal de serviços avançou 2,2%, com ajuste sazonal, na comparação com julho de 2019. Na comparação com agosto de 2018, cresceu 0,7% e no acumula do ano ampliou 2,3%. Na comparação com agosto de 2018, o setor de Serviços apresentou retração de 3,7% e no indicador acumulado no ano contraiu 1,5%.

Turismo

O volume das atividades turísticas avançou 2,8% na Bahia, quando comparado com o mesmo mês do ano anterior, colocando o estado na liderança dentre as doze unidades da federação onde o indicador é investigado. O índice supera ainda o nacional para o mesmo período, quando o Brasil recuou 2,9%. Na comparação com o mês imediatamente anterior, a Bahia apresentou resultado positivo de 0,9%, também acima do nacional, que apontou variação negativa de 4,2%.  No acumulado do ano, a Bahia apontou variação positiva de 2,3%. Para conferir o boletim completo clique aqui!

Fonte: Ascom da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI)

 

 

Na última quinta-feira (10), a Superintendência de Estudos econômicos e Sociais da Bahia (SEI) participou do “I Workshop de Economia de Insumo-Produto Mudanças Estruturais na Economia Baiana”, no auditório da Faculdade de Economia da UFBA. O evento que ocorreu entre 8h30 e 16h30 teve apoio da SEI e contou com palestras de membros dessa autarquia. O temas abordados foram: “Os impactos da fruticultura nas economias do semiárido baiano e do resto da Bahia” por Edilson Santos, especialista em Políticas Públicas da SEI, ”Análises dos impactos da educação na geração de emprego e renda na economia baiana”, por Antônio Marcos, especialista em Políticas Públicas da SEI, “Impactos potenciais do fechamento de uma grande empresa no estado da Bahia: um estudo sobre a Fafen” por Rodrigo Cerqueira e “Desafios do sistema de contas estaduais e de matrizes de insumo-produto do estado da Bahia” por João Paulo, coordenador de Contas Regionais e Finanças Públicas da SEI. Confira as fotos do evento!

 

.

Confira a programação completa do XV Encontro de Economia Baiana com o tema “Competitividade da Economia Brasileira e Cadeias Globais de Valor”. Serão fomentados debates e discussões sobre a construção de uma visão de futuro para a Bahia, identificando os desafios e soluções para o desenvolvimento do estado.

O evento que vai reunir pesquisadores, estudantes e profissionais da economia de todo o país, será realizado entre os dias 24 e 25 de outubro de 2019, no Banco Central do Brasil – 1ª avenida, 180, Centro Administrativo da Bahia (CAB). E é uma realização da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), do Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e do Conselho Regional de Economia – Seccional Bahia (Corecon-BA).

Sobre o Encontro de Economia Baiana – Ao longo de 15 edições, mais de dez mil pessoas já passaram pelo evento, com apresentações de mais de 400 trabalhos nas áreas de economia baiana, economia regional, planejamento e estratégias de desenvolvimento e financiamento do desenvolvimento. Faça sua inscrição aqui! 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) participou na última segunda-feira (7), da abertura da semana presencial do Curso de Operador de RPA's (Corpas), Programa da Polícia Militar do Estado da Bahia (PMBA) realizada pelo Grupamento Aéreo (Graer). Nosso diretor de Informações Geoambientais, Cláudio Pelosi, fez o discurso de abertura das atividades e o coordenador Cartografia e Geoprocessamento, Carlos Alves, ministrou uma palestra sobre as “Boas Práticas da SEI na Utilização de Drone”. Tais membros da nossa autarquia formaram-se no mesmo curso, e hoje realizam o papel de multiplicadores dentro e fora da instituição.

 

Fonte: Ascom da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI)

 

Subcategorias

Destaque menor

Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia
Av. Luiz Viana Filho, 4ª Av., nº 435, 2ª andar, CAB, Salvador, Bahia
CEP 41.745-002
Telefone: (71) 3115-4733
Assessoria de Comunicação: 71 3115-4748 / 99708-0782

Localização

OGE - Ouvidoria Geral do Estado
3ª Avenida, nº 390, Plataforma IV, 2º andar, Sala 208, CAB, Salvador, Bahia
CEP 41.745-005
Telefone: (71) 3115-6454
Horário de funcionamento: 8h às 18h

Localização

Exerça sua cidadania. Fale com a Ouvidoria.

Free Joomla! templates by Engine Templates