• SEIColab
  • SEIGEO
  • Infovis

SEI participa do XXV Encontro da Associação Nacional das Instituições de Planejamento, Pesquisa e Estatística (ANIPES)

A Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) está presente no XXV Encontro da Associação Nacional das Instituições de Planejamento, Pesquisa e Estatística (ANIPES), que acontece hoje e amanhã (26 e 27 de março), na cidade de Maricá (RJ). 

O encontro deste ano é organizado pelo Instituto Municipal de Informação e Pesquisa Darcy Ribeiro (IDR) e acontece no auditório do Campus II da Universidade de Vassouras. Participam gestores e técnicos de instituições de pesquisa e estatística de todo o Brasil, que debatem o tema central “Produção de dados para subsidiar políticas públicas: desafios e inovações”, com o objetivo de promover a reflexão sobre a importância da produção e análise de dados para embasar decisões políticas e sociais. 

O diretor-geral da SEI, José Acácio Ferreira, participou, na tarde desta terça-feira (26), da mesa-redonda 4: Sistemas, métodos e ferramentas de gestão e difusão da informação, quando apresentou as estratégias da SEI para alavancar a gestão e disseminação da informação. Na oportunidade, ele destacou as plataformas digitais de acesso às informações, disponíveis no site da SEI, a Biblioteca Rômulo Almeida, a linha editorial e os grandes eventos do calendário anual da SEI. 

“Nesta gestão, a SEI vem investindo na área da inovação. Iniciamos com a adequação do órgão enquanto Instituição de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICT) e a decisão estratégica de qualificar a SEI no sentido da transformação para o governo digital e a inovação na governança de dados. Estamos fortalecendo parcerias, sendo que o grande projeto em curso é o acordo internacional assinado com o PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), que está nos permitindo iniciar uma série de pesquisas e estudos, incluindo um plano estratégico de comunicação. Esse escopo tem em vista o fortalecimento da SEI por meio de diversos trabalhos prioritários e estratégicos”, relatou. 

O diretor de Informações Geoambientais (Digeo) da SEI, Cláudio Pelosi, também participa do encontro. Ele apresenta, na mesa-redonda 7: Desenvolvimento territorial e informações geoespaciais, os trabalhos específicos da área e dará destaque aos trabalhos realizados nos limites estaduais, apresentando o caso de sucesso do Acordo Definidor de Limites celebrado pela Bahia e Tocantins, com a interveniência do IBGE.

Os gestores da SEI, acompanhados ainda do assessor especial da Diretoria-geral da SEI Marcelo Dourado, reuniram-se com o presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Marcio Pochmann, aproveitando a oportunidade para fortalecer as parcerias entre os órgãos. 

Criada em 1999, a ANIPES tem como missão congregar instituições brasileiras envolvidas com atividades de planejamento, estatística e pesquisas sociais, econômicas e geoambientais. Com mais de 30 instituições filiadas, a associação tem ampliado sua abrangência por todo o território nacional, incluindo diversos órgãos governamentais e organizações não-governamentais.

Fotos: Divulgação/SEI

Fonte: Ascom/SEI

Data:26/03/2024

Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia
Av. Luiz Viana Filho, 4ª Av., nº 435, 2ª andar, CAB, Salvador, Bahia
CEP 41.745-002
Telefone: (71) 3115-4733

Localização

OGE - Ouvidoria Geral do Estado
3ª Avenida, nº 390, Plataforma IV, 2º andar, Sala 208, CAB, Salvador, Bahia
CEP 41.745-005
Telefone: (71) 3115-6454
Horário de funcionamento: 8h às 18h

Localização

Exerça sua cidadania. Fale com a Ouvidoria.

Free Joomla! templates by Engine Templates