A SEI divulgou o PIB do agronegócio baiano que registrou crescimento de 5,1% no terceiro trimestre de 2021 na comparação com o terceiro trimestre de 2020; O Indicador de Confiança do Empresariado Baiano (Iceb) de novembro foi menor do que o observado em outubro (-105 pontos) e do que o registrado no mesmo mês do ano passado (-153 pontos).

A SEI divulgou o PIB do agronegócio baiano que registrou crescimento de 5,1% no terceiro trimestre de 2021 na comparação com o terceiro trimestre de 2020. O crescimento do agronegócio baiano no terceiro trimestre foi igual ao conjunto de toda a economia que também cresceu 5,1% na comparação com mesmo trimestre de 2020. O agronegócio baiano totalizou R$ 21,3 bilhões, correspondendo a 25,2% de toda a economia baiana no terceiro trimestre, isto é, para cada R$ 1,00 na economia baiana, R$ 0,25 foram gerados em atividades associadas ao agronegócio.

Os segmentos da pecuária, da lavoura temporária e da lavoura permanente foram os que mais contribuíram para o desempenho positivo do agronegócio baiano no terceiro trimestre. Também favoreceram o resultado o crescimento na demanda final por produtos do agronegócio, particularmente associada ao setor externo. Entre julho e setembro de 2021, seguindo a tendência de crescimento na produção e distribuição, observou-se também crescimento nas exportações dos segmentos do agronegócio que totalizaram aproximadamente R$ 1,4 bilhão – crescimento de 44% na comparação com o mesmo período do ano anterior. Já no ano (jan-out), as exportações do agronegócio totalizaram R$ 3,6 bilhões representando aproximadamente 51% de todas as exportações baianas. Por outro lado, a produção de cereais, algodão e café registrou desempenho negativo no terceiro trimestre, contribuindo negativamente para o desempenho do setor.

Um fator a ser destacado acerca da evolução do agronegócio baiano é a movimentação de preços que tem acompanhado praticamente todos os produtos agrícolas. A contínua elevação nas cotações internacionais dos produtos agrícolas tem beneficiado o setor no sentido de elevar a sua participação na economia baiana na medida em que maiores preços dos produtos implica em crescimento nominal do Valor Adicionado (VA). Esse fator, juntamente com o crescimento na produção física, tem sido determinante para o crescimento de participação do agronegócio na economia baiana.

A seguir são apresentados os setores econômicos, dando destaque às principais ocorrências da semana

O Indicador de Confiança do Empresariado Baiano (Iceb), índice que avalia as expectativas do setor produtivo do estado, calculado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), marcou (-156 pontos) em novembro. O nível de confiança, portanto, foi menor do que o observado em outubro (-105 pontos) e do que o registrado no mesmo mês do ano passado (-153 pontos).

Com a terceira queda mensal seguida, parte da recuperação da confiança empresarial observada ao longo dos cinco meses de abril a agosto foi anulada. Conforme Luiz Lobo, integrante técnico da SEI, “o que parecia uma calibragem das expectativas começa a preocupar, pois passou a ganhar contornos próprios de uma trajetória de recuo”.

O recuo do nível de confiança de outubro a novembro aconteceu de forma generalizada, visto que foi realidade para todas as quatro atividades. No comparativo com o mesmo mês do ano antecedente, a despeito do encolhimento do indicador geral, um dos setores apresentou expansão. Em um ano, a atividade de Serviços foi a única com alta da confiança.

Os detalhamentos dos setores, destacando alguns fatores que podem afetar as atividades de cada um, podem ser acessados no boletim completo no site da SEI clicando aqui!

Curta, acompanhe e compartilhe: Instagram: https://www.instagram.com/seibahia/

Twitter https://twitter.com/seibahia –Facebook: https://www.facebook.com/SeiBahia

Linkedin https://www.linkedin.com/company/sei-bahia

Fonte: Ascom/SEI