• SEIColab
  • SEIGEO
  • Infovis

A Petrobras teve aval do órgão brasileiro de defesa da concorrência, o Cade, que aprovou a operação de venda da Rlam; As pesquisas do IBGE para abril mostraram recuo na Agropecuária, na Indústria e no Setor de Serviços

A Petrobras teve aval do Cade, que aprovou a operação de venda da Rlam, ao Mubadala Investment Company, fundo soberano do governo de Abu Dhabi, sem restrições, segundo publicação no DOU, do dia 09/06. A Petrobras anunciou no final de março que fechou o negócio junto ao Mubadala de US$ 1,65 bilhão pela Rlam, a primeira de oito refinarias colocadas no mercado pela estatal a ter seu contrato de venda assinado. As informações foram analisadas pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento (Seplan).

O Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) para abril apontou que a produção de cereais, leguminosas e de oleaginosas estimada para 2021, sofreu um declínio em relação ao mês anterior (-0,6%, ou 1,7 milhão de toneladas). Mesmo assim, o resultado continua representando um recorde na série histórica, devendo totalizar 262,8 milhões de toneladas, 3,4% superior à obtida em 2020 (254,1 milhões de toneladas), aumento de 8,6 milhões de toneladas.

A produção industrial baiana caiu 12,4%, em abril frente a março de 2021 na série com ajuste sazonal, quinta queda seguida, com perda de 31,8% no período. O recuo do mês de abril, em comparação a março, coloca a produção industrial baiana 34,1% abaixo do patamar pré-pandemia. Já em relação a abril de 2020, a indústria teve queda de 10,0%, quarta taxa negativa consecutiva nessa comparação. A indústria acumula queda de 16,3% no ano, intensificando o recuo em relação ao último quadrimestre de 2020 (-1,8%).

Já as vendas no comércio varejista baiano registraram em abril de 2021 crescimento de 10,4%, frente ao mês imediatamente anterior, na série livre de influências sazonais. Em relação a igual mês do ano anterior, as vendas na Bahia cresceram 36,6%. No acumulado do ano, a taxa foi positiva em 5,0%. O comércio varejista ampliado, que inclui o varejo e mais as atividades de Veículos, motos, partes e peças e de Material de construção apresentou expansão de 51,9% nas vendas, em relação à igual mês do ano anterior. No acumulado dos últimos 12 meses, a variação foi negativa em 1,7%.

Em abril, o volume do setor de serviços na Bahia voltou a recuar na comparação com o mês anterior (-1,2%), na série com ajuste sazonal, após ter crescido na passagem de fevereiro para março (3,2%). Apesar do recuo frente ao mês anterior, na comparação com abril de 2020, o setor de serviços na Bahia mostrou crescimento de 22,4%. Foi o primeiro resultado positivo nessa comparação com o mesmo mês do ano anterior depois de quase dois anos (22 meses de quedas consecutivas), desde junho de 2019.

Impulsionadas pela valorização de suas principais commodities no mercado internacional, as exportações baianas cresceram em maio 28%. Nos primeiros cinco meses do ano, as vendas externas da Bahia acumulam um aumento de 13%. A alta de preços das commodities e a recuperação da demanda internacional, principalmente dos EUA e da China explicam esse movimento.

Os detalhamentos dos setores, destacando alguns fatores que podem afetar as atividades de cada um, podem ser acessados no boletim completo no site da SEI clicando aqui!

 

 

 

Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia
Av. Luiz Viana Filho, 4ª Av., nº 435, 2ª andar, CAB, Salvador, Bahia
CEP 41.745-002
Telefone: (71) 3115-4733

Localização

OGE - Ouvidoria Geral do Estado
3ª Avenida, nº 390, Plataforma IV, 2º andar, Sala 208, CAB, Salvador, Bahia
CEP 41.745-005
Telefone: (71) 3115-6454
Horário de funcionamento: 8h às 18h

Localização

Exerça sua cidadania. Fale com a Ouvidoria.

Free Joomla! templates by Engine Templates