PIB da Bahia surpreendeu com crescimento de 1,0% no primeiro trimestre em relação ao quarto de 2020;O Indicador de Confiança do Empresariado Baiano (Iceb) apresentou em maio, um quadro de maior confiança comparativamente ao observado no mês anterior

Mesmo com desempenho sofrível, o PIB da Bahia surpreendeu com crescimento de 1,0% no primeiro trimestre em relação ao quarto de 2020. Na comparação com o primeiro do ano passado, o PIB caiu 0,5%, o setor de serviços e a indústria puxaram essa retração, já que representam mais de 90% do PIB estadual, com quedas de 0,2% e 3,3% respectivamente. Mais uma vez, a Agropecuária foi destaque positivo com uma expansão de 6,8% que ajudou a amenizar a queda da atividade econômica no primeiro trimestre. As informações foram analisadas pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento (Seplan).

O Indicador de Confiança do Empresariado Baiano (Iceb), índice que avalia as expectativas do setor produtivo do estado, calculado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), apresentou, em maio, um quadro de maior confiança comparativamente ao observado no mês anterior. Com este aumento, o segundo após três quedas mensais consecutivas, o pessimismo recuou novamente e a confiança empresarial sinalizou a possibilidade de surgimento de uma trajetória de crescimento.

A rede Dasa, maior empresa de medicina diagnóstica da América Latina e a quarta maior do mundo, comprou o Hospital da Bahia por R$ 850 milhões e marca a chegada do grupo, que já têm hospitais em São Paulo, Rio, Brasília e Maranhão. O Hospital de Bahia tem uma receita anual de RS 300 milhões e cerca de 300 leitos operacionais. A negociação envolveu também a quitação da dívida do Hospital da Bahia com a Petros.

Os detalhamentos dos setores, destacando alguns fatores que podem afetar as atividades de cada um, podem ser acessados no boletim completo no site da SEI clicando aqui!