• SEIColab
  • SEIGEO
  • Infovis

SEI lança em evento online nova edição da revista Bahia Análise & Dados Big Data e Políticas Públicas

A Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) lançou nesta manhã (4) em evento on-line, que segue disponível na plataforma de streaming Youtube, a nova edição da revista Bahia Análise & Dados, com o tema Big Data e Políticas Públicas. A publicação faz parte da missão da instituição de estimular a produção e a publicação científica de conhecimento, evocando as possibilidades de estudos, aplicações e análises a partir de grandes bancos de dados e sua incorporação à gestão pública.

Num período em que os reflexos globais da contaminação pelo novo coronavírus ainda afetam o mundo inteiro em diversos sentidos, sistemas de análise de grandes volumes de informações processadas e disponibilizadas por órgãos públicos e captadas nas redes sociais têm viabilizado, pelas possibilidades de se trabalhar com big data, estudos e ações governamentais para prevenção de novas infecções, por meio da identificação de determinados padrões ou modos de agir das pessoas. Por diversas razões, inclusive por conta dos reflexos da covid-19 na sociedade global, o tema desta edição da Bahia Análise & Dados assume grande relevância e atualidade ao associar big data a políticas públicas e ao confirmar os aprendizados e autoaprendizados dos mecanismos de inteligência artificial em suas múltiplas possibilidades.

Além disso, as questões abordadas na revista revelam as faces e os riscos dos processos de comunicação em massa, influenciando comportamentos e determinando cenários incertos. Dessa forma, a publicação traz, entre outros trabalhos, um estudo da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) e da Universidade Estadual do Ceará (UECE) objetivando conhecer, identificar e analisar padrões comportamentais da evolução de taxa de letalidade por covid-19 e de casos confirmados em municípios do Maciço de Baturité, no Ceará. Esta edição apresenta ainda uma entrevista com Wilson da Silva Gomes, professor doutor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), que participou do evento online, sobre aspectos relacionados ao uso de inteligência artificial e de grandes volumes de dados, e sua influência em comportamentos e decisões. A entrevista discute também se as redes sociais já estão influenciando a vida das pessoas por meio de mensagens cifradas e direcionadas a grupos focais utilizando inteligência artificial e big data.

As questões propostas nessa edição também foram abordadas em artigos, que trataram de aspectos como a taxa de utilização municipal do Programa Bolsa Família na Bahia; a arquitetura para a integração de sistemas com fontes heterogêneas e big data; a utilização de técnicas de mosaico-síntese para analisar a violência no Brasil por meio dos dados de agressão resultantes em internações e óbitos; as aplicações no uso de big data pelos sistemas de saúde; e a caracterização da homogeneidade dos territórios de identidade da Bahia a partir de dados multivariados.

Faça o download agora mesmo: acesse o link!

Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia
Av. Luiz Viana Filho, 4ª Av., nº 435, 2ª andar, CAB, Salvador, Bahia
CEP 41.745-002
Telefone: (71) 3115-4733

Localização

OGE - Ouvidoria Geral do Estado
3ª Avenida, nº 390, Plataforma IV, 2º andar, Sala 208, CAB, Salvador, Bahia
CEP 41.745-005
Telefone: (71) 3115-6454
Horário de funcionamento: 8h às 18h

Localização

Exerça sua cidadania. Fale com a Ouvidoria.

Free Joomla! templates by Engine Templates